Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade
O lago de peixes ornamentais do jardim japonês da praça Riugi Kojima (Torii), no Jardim Aquárius, está passando por limpeza. O serviço está sendo feito pela Prefeitura de São José dos Campos e deve terminar nesta semana.
O trabalho é minucioso e acontece pelo menos uma vez por ano, dependendo da situação do local. O agente administrativo Pedro Edgar Moreira da Silva, servidor público responsável pela transferência dos animais, explicou que se trata de “um serviço delicado, pois é preciso retirar todos os peixes com cuidado para fazer a limpeza”.
Inicialmente, ele contou que foram retirados do local 30 carpas ornamentais, que, de imediato, foram transferidas para um lago separado no Parque Santos Dumont, que mantém tanques da espécie. Elas retornam após a lavagem do local, na praça do Torii.
Cerca de 9.000 tilápias (adultos e alevinos) também foram retiradas e soltas, mas no lago do Parque Takeo Kacuta, no bairro Santa Júlia, na região sudeste da cidade. O local, além do lago, possui equipamentos de esporte, lazer e contemplação. E está recebendo uma pista de caminhada de concreto com mais de 2 quilômetros de extensão.
Após a saída dos peixes, a equipe de trabalho inicia uma segunda etapa, que consiste na retirada de mais de 2.000 mil pedras pequenas de rio colocadas no local. Em seguida, entra o caminhão de hidrojato para a remoção de todo o lodo acumulado no fundo e laterais do lago.
Com a finalização da lavagem, as pedras são recolocadas, a troca da água é finalizada e as carpas ornamentais retornam ao local de origem e alegram as famílias que frequentam a praça. Os peixes recebem cuidados constantes Prefeitura.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.