Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Moradores do bairro Jardim Santa Inês 1, região leste da cidade, participaram na manhã desta sexta-feira (10) de um plantio de árvores no Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira.
A ação faz parte do programa "Pomares Nativos Educativos", promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. Os moradores são previamente avisados do plantio no bairro através de panfletos e carros de som, e toda a atividade é acompanhada por servidores municipais.
Ao todo, 30 mudas de 8 espécies diferentes foram plantadas: Abiu, Araçá, Cereja-do-Rio-Grande, Grumixama, Jabuticaba, Juçara, Pitanga e Uvaia. Posteriormente serão plantadas outras 10 mudas, atendendo ao padrão do projeto de 40 mudas.
Além dos saborosos frutos, que servirão aos visitantes do parque e também aos pássaros, as árvores trazem mais qualidade de vida e bem-estar, gerando um ambiente mais sombreado, agradável, bonito e sustentável.
"É uma iniciativa excelente para o desenvolvimento sustentável da cidade, se cada um plantar uma árvore vamos garantir um futuro melhor para o mundo todo", disse o professor e advogado Carlos Roberto de Oliveira, que levou sua esposa e filho para um momento em família plantando árvores no parque.
"Eu achei interessante essa ideia e incentivei meu filho a vir participar, ver desde o plantio e acompanhar a árvore crescendo é muito gratificante", completou a mãe Fernanda Ribeiro.
E o Gabriel, de 10 anos, ficou muito orgulhoso com o plantio: "É a minha primeira árvore, acho que eu fui bem. É muito importante a gente ajudar a deixar o mundo mais verde".
Carlos, Gabriel e Fernanda finalizando o plantio da muda - Foto: Adenir Britto/PMSJC
Os alunos da EE. Xenofonte Strabão de Castro também sujaram as mãos de terra e ajudaram no plantio, aproveitando a oportunidade para um aprendizado diferente da sala de aula.
A Ana Clara Lopes tem 12 anos, está no 7º ano, e já criou um apego pelas mudas que plantou. "Eu estou achando muito legal a experiência, a gente está se divertindo e ao invés de só ficar no celular, agora podemos vir para o parque cuidar das nossas árvores e colher as frutas que elas vão dar em breve".
As crianças estavam muito animadas durante o plantio - Foto: Adenir Britto/PMSJC
Pomares
O programa “Pomares Nativos Educativos” visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) em diversas regiões da cidade, resgatando o contato da comunidade com os frutos da nossa região. Os pomares têm um componente educativo, visando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local, contribuindo assim para o equilíbrio ecológico na cidade.
Confira a programação:
Sobre o Parque
O Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira possui uma área de 50.000m², formado pelas áreas verdes e de lazer oriundas do loteamento Jardim Santa Inês I, sendo que sua urbanização foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Petrobras.
Abriga área de bosque formada através do plantio de 300 árvores como o pau-brasil, quaresmeiras, sibipirunas e aribás, locais ajardinados e áreas destinadas à lazer ativo com pista para caminhada com extensão de 1.500m, equipamentos para recreação infantil, campo de futebol com arquibancada para 1.500 pessoas, 2 pistas de skate, 2 quadras iluminadas (uma de areia e outra de concreto), piscina vertical e local para apresentações e eventos com acomodação para mil pessoas.
Endereço
Rua Ricardo de Paiva Vieira s/n - Jardim Santa Inês I (Mapa de Localização)
Horário de funcionamento
Diariamente das 7h às 22h
Telefone
3907-8030
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.