HM tem atendimento 24 horas para vítima de mordida de animal
10/02/2023 10:13
HM soros
Técnica de enfermagem separa soro contra picada de escorpião, só disponível no HM - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

Quais são as providências que as pessoas precisam tomar no caso de serem picadas ou mordidas por animais peçonhentos, silvestres ou domésticos? Em quanto tempo elas devem procurar atendimento e onde?

O Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), tem as respostas para essas perguntas. 

Em alguns casos de picada de animal peçonhento, por exemplo, dependendo da gravidade, o soro necessário só é encontrado no HM. 

O hospital mantém atendimento específico 24 horas para todo tipo de acidente com cobras, aranhas, escorpiões, morcegos, cães, gatos, entre outros. 

Se a picada for em criança, principalmente de escorpião, é preciso que ela seja levada ao hospital o mais rápido possível, em um tempo máximo de 30 minutos. 

No ano passado, o Ponto Estratégico de Soro Antiveneno do HM atendeu 296 casos --entre eles 148 de escorpião, 83 de aranha e 22 de cobra.

Acidentes com cães, gatos e morcegos, após a avaliação de um profissional de saúde, as vacinas (antirrábica e antitetânica) podem ser tomadas também em uma UBS Resolve.

“Conforme a gravidade, o paciente é encaminhado ao Hospital Municipal para administração do soro antirrábico”, afirmou a enfermeira Clarice Aparecida Detomi Santana, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HM. 

Em caso de dúvidas, o Núcleo Hospitalar de Vigilância pode ser acionado pelo telefone 3901-3512 (24 horas).








MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×