Mais 5 UBSs Resolve oferecem educação nutricional às famílias
Atualizado em 08/02/2023 - 17:47
Grupo de nutrição com crianças na UBS da Vila Tatetuba. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-02-2023
A nutricionista Vanice Viana conversa com as crianças na UBS Resolve da Vila Tatetuba - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

Mais cinco UBSs Resolve de São José dos Campos agora contam com programas de educação nutricional no local, com encontros semanais para grupos de adultos e mensais para crianças.

O serviço passa a ser oferecido também nas UBSs Resolve do Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Vila Industrial e Tatetuba, Vila Tesouro e Vista Verde. Essas unidades são mantidas pela Prefeitura e gerenciadas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

O objetivo é estimular a alimentação saudável e, no caso das crianças, reforçar a prevenção à obesidade infantil com o Projeto Alecrim, que já funciona nas demais unidades de saúde da Prefeitura. 

Nesta terça-feira (7), seis crianças participaram do primeiro encontro na UBS Resolve da Vila Tatetuba. A cada mês, um tema será trabalhado com elas sobre alimentação e hábitos saudáveis.

As mães acompanharam a reunião e ficaram animadas com o projeto. “Meu filho já disse que não quer mais comer miojo. E aprendi uma receita de panqueca com legumes que vai trazer alimentos saudáveis para ele”, disse Daniela Correia, mãe de José Carlos, de 9 anos.

A faixa etária para participação no Projeto Alecrim é de crianças de 2 a 10 anos, encaminhadas por pediatras da rede municipal de Saúde. 

Participação

Os grupos dos adultos também trabalham um tema diferente a cada semana. Qualquer pessoa da comunidade pode participar, independente da idade. 

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, os atendimentos individuais são realizados de acordo com encaminhamento clínico, que identifica casos prioritários.

“É muito gratificante poder levar à comunidade informações sobre alimentação e hábitos saudáveis, mostrando que, com práticas simples, podemos manter uma boa saúde”, afirmou a nutricionista Amanda Brêtas.





MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×