Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
“Ser encantadores de pessoas.” Essa foi a mensagem da noite desta terça-feira (7) na cerimônia de conclusão do curso da turma 6 na Escola de Formação do Educador, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.
Reunindo os professores da EFE, equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, autoridades da cidade e convidados, o evento coroou mais um momento importante da Educação municipal e foi cercado de alegria.
Desde sua abertura, em setembro de 2021, a Escola de Formação já recebeu mais de 600 novos professores para qualificação antes de iniciarem nas escolas. A escola faz parte do plano de governo municipal.
Nesta quinta-feira (9) acontece mais uma cerimônia de conclusão de curso, desta vez da turma 7, com cerca de 200 professores.
Emoção e gratidão
Diretora da Escola de Formação do Educador, Thaís Campos de Oliveira Freitas destacou a importância do trabalho em equipe realizado na rede de ensino municipal, com atuação das equipes do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), Decolar, Museu Interativo de Ciências, Educação Integral, coordenadorias e supervisão de Ensino, entre outras, todos em prol do objetivo comum de oferecer a melhor qualificação.
“Estamos juntos na missão de formar os professores ingressantes e mostrar a riqueza e a diversidade da nossa rede de ensino. Estar aqui é uma grande honra para mim, sou feliz sendo servidora da rede de ensino municipal e é isso que desejo a todos que passam pela EFE”, disse.
Elisângela Siqueira, recém aposentada após mais de 30 anos dedicados à Educação pela Prefeitura de São José, compartilhou sua experiência e deixou uma mensagem importante aos presentes: “construam suas carreiras, mas construam amizades e memórias afetivas, amem com intensidade sua escola e seus alunos, pois eles são a razão de vocês estarem aqui, sejam encantadores de pessoas”.
Professores aprovam
Roseni Aládia Alves dos Santos, da Emefi Dom Pedro de Alcântara, começou a carreira como servidora municipal em 1992, se aposentou em 2017 e voltou a atuar como Professora por Prazo Determinado (PD) em 2019, quando prestou novamente o concurso e, recentemente, foi efetivada.
“Toda a minha formação é da rede municipal, sou testemunha disso por anos, conhecer a Escola de Formação do Educador foi uma grande surpresa. Aqui passamos por um alinhamento, todos passando juntos por um mesmo caminho, somando novos valores que agregam à nossa profissão”, afirmou Roseni.
Para Luiz Felipe de Souza Frazão, da Emefi Profº Luiz Leite, a experiência também foi gratificante e cercada de motivação para o trabalho em sala de aula.
“Passar pela EFE é importante e faz todo sentido, nos orienta e prepara para a atuação na rede municipal e em sala, com os alunos, onde podemos semear e plantar o que aprendemos”, destacou o professor.
Vem pra EFE!
A Escola de Formação do Educador da Prefeitura de São José oferece espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da Educação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.
Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passam por período dedicado exclusivo à formação pedagógica, podendo chegar a três meses com atividades práticas em laboratórios inovadores, residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.
Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.