Índice de satisfação do usuário do Hospital Municipal é de 95%
01/02/2023 09:15
HM sau
Atendimento ao Usuário recebeu mais de 15 mil pesquisas de satisfação sobre o hospital - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

O Serviço de Atendimento ao Usuário --um canal direto entre o Hospital Municipal e a população-- fechou 2022 com a média de 95% de índice de satisfação com o hospital por parte de pacientes e familiares.

No ano passado, foram respondidas 15.469 pesquisas de satisfação em formulários para sugestões ou críticas coletados em vários setores do hospital.

Além da pesquisa, o SAU fez 5.288 atendimentos em 2022, vindos de ferramentas específicas como mensagens por whatsapp de pacientes internados, contatos presenciais e pelo canal 156 da Prefeitura de São José dos Campos, responsável por 40% da demanda total.

Do total de atendimentos, foram 3.350 pedidos de orientação, 1.370 elogios e 564 críticas. O prazo estipulado para resposta aos usuários caiu de 4 para 3 dias de 2021 para  2022.

O Serviço de Atendimento ao Usuário trabalha em parceria com toda equipe multiprofissional do hospital, como psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros.

Melhoria

“O objetivo é a melhoria constante dos serviços. Pelos usuários podemos identificar pontos que precisam ser ajustados. Os elogios fortalecem o sentimento de que nosso trabalho é muito gratificante”, afirmou Rafaela Oliveira, coordenadora do SAU.

Para o diretor técnico do Hospital Municipal, o médico Carlos Alberto Maganha, a finalidade da pesquisa de satisfação é identificar os problemas do hospital, trabalhar e corrigir as falhas.

“Apesar de estarmos muito felizes com o índice de 95% de satisfação dos usuários porque representam o reconhecimento da população com o atendimento do hospital, estamos atentos aos 5% que indicam pontos que temos que melhorar”, afirmou. 

O HM é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


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