Prefeitura inicia ‘Agosto Lilás’ com estudantes da região leste
Atualizado em 18/08/2023 - 15:38
jovens estudantes sentados em uma grande roda para o bate-papo sobre a Lei Maria da Penha.
O evento deu início às ações do Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher - Foto: PMSJC

Lucas Lemes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

*Colaborou o estagiário Daniel Linhares

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma roda de conversa com os alunos da Escola Estadual Ana Herondina Soares Schychof, no bairro Vista Verde, região leste da cidade. O evento deu início às ações do Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher.

Divididos em quatro turmas, cerca de 400 estudantes dos 8o e 9o anos, participaram do bate-papo sobre a Lei Maria da Penha e os cinco tipos de violência que estão previstas na Lei (física, moral, patrimonial, sexual e psicológica).

A roda de conversa exemplificou também sobre os diversos sinais que precisam de atenção durante um relacionamento, os direitos das mulheres e a busca por ajuda.

Agosto Lilás

Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Neste ano, a Prefeitura tornou lei a Patrulha Maria da Penha, aperfeiçoando-a para que as medidas de segurança oferecidas às mulheres vítimas de violência doméstica e determinadas pela Justiça de São José dos Campos sejam permanentes.

São José dos Campos possui Delegacia da Mulher, 11 Cras e 3 Creas preparados para atender mulheres vítimas de violência doméstica. Para as vítimas, o município oferece suporte com auxílio moradia temporário, abrigo protetivo, abrigo feminino e LGBTQIAP+, e abrigo para famílias e indivíduos. As denúncias podem ser feitas pelos números:

  • 180 (Disque Denúncia) - 24 horas
  • 153 (Guarda Civil Municipal) - 24 horas
  • 190 (Polícia Militar) - 24 horas
  • Delegacia de Defesa da Mulher: 3941-4140

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×