Prefeitura realiza oficina de hortas em escola do DCTA
Atualizado em 16/08/2023 - 11:04
Oficina de hortas urbanas na escola Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho no DCTA. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 11-08-2023
Crianças aprendem na prática como plantar e cuidar das mudinhas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, na última sexta-feira (11), uma oficina de hortas urbanas em parceria com a Escola Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), organização militar subordinada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Mais de 200 crianças participaram da atividade, todas na faixa etária de 1 ano e 8 meses a 5 anos. Elas aprenderam na prática como plantar uma sementinha e cuidar da muda até ela crescer, e também sobre a importância de preservar o meio ambiente para todos os seres vivos. 

A oficina é dividida em quatro etapas para que todas as idades possam se envolver e mexer com a terra. Além dos canteiros para plantios de hortaliças, a unidade agora conta com uma parede verde, onde podem ser plantados chás e temperos. 


Alunos admiram a parede verde que ajudaram a implantar | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Educação ambiental

Para a professora Bianca Daniel, a ação ajuda no desenvolvimento psicomotor dos alunos e estimula a sustentabilidade. "Essa é uma experiência que dificilmente eles vão ter em casa, por isso é muito enriquecedor que a escola promova essa oportunidade deles terem esse contato com a natureza. Saindo daqui, eles levam esses conhecimentos para a família e isso aumenta a conscientização sobre conservação, além de incentivar uma alimentação mais saudável. 

Os pequenos Théo e Alice, de 4 e 5 anos, se encantaram. "Foi muito legal mexer na terra e aprender a plantar comidinhas", disse Théo. "As plantas são muito lindas e vão deixar nossa escola ainda mais bonita", completou Alice. 


A professora Bianca, junto aos alunos Théo e Alice | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sobre o programa

O programa Hortas Urbanas, projeto perene coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade desde 2009, parte do princípio de que as hortas podem ser cultivadas em pequenos espaços. 

As hortas proporcionam segurança alimentar, educação ambiental e mobilização social. Mais do que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza e que busca também resgatar o social e proporcionar o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.

O programa já instalou mais de 40 hortas, espalhadas em escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial em Saúde Mental) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). As hortas urbanas também ampliam as superfícies permeáveis da cidade, contribuindo para a macrodrenagem.

A população pode solicitar hortas por meio do 156, ou entrando em contato com o telefone (12) 3947-8727.

De maneira geral são plantadas hortaliças como alface, couve e cebolinha; chás como hortelã, poejo e melissa; e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) como capuchinha, peixinho e almeirão roxo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Prefeitura SJC

×
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.