Dados do emprego apontam necessidade de qualificação
Atualizado em 10/08/2023 - 10:53
Dados do emprego em São José
Mais de 70% das vagas oferecidas pelo PAT em São José exigem pelo menos o ensino médio - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A exigência de uma escolaridade mínima tem se tornado cada vez mais determinante para inserção no mercado de trabalho de São José dos Campos.

É o que mostra uma radiografia dos empregos gerados em São José dos Campos e das vagas oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) no primeiro semestre de 2023.

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), das 50.205 admissões de trabalhadores com carteira assinada nos primeiros seis meses do ano na cidade, 44.402 pessoas contratadas tinham grau de instrução a partir do ensino médio completo, o que dá um percentual de 88,4%.

Considerando-se apenas o saldo de empregos (diferença entre admissões e demissões pela metodologia do Caged), das 3.788 vagas geradas no primeiro semestre, 3.224 (85,1%) têm como perfil a exigência do ensino médio completo ou grau superior.

Vagas oferecidas

Levantamento realizado pelo PAT de São José dos Campos também demonstra que as empresas vêm exigindo mais qualificação na hora de contratar.

Das 4.159 vagas disponibilizadas pelo órgão no primeiro semestre, 2.923 exigiam dos candidatos pelo menos o ensino médio completo, ou seja, 70,3% do total de oportunidades.

Oportunidade para conclusão

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar nos cursos regulares dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª a 3ª série) têm a chance de iniciar ou concluir as etapas da escolaridade através de programas gratuitos mantidos pela Prefeitura e pelo Governo de SP.

Para aqueles que queiram concluir o ensino fundamental, a alternativa é ingressar no EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é oferecido nas redes municipal e estadual.

Para o ensino médio, o Governo de SP disponibiliza o programa Ceeja (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), locais específicos em que os estudantes contam com horários flexíveis.

No Ceeja, o estudante recebe o material didático e um roteiro para orientação dos seus estudos e, sempre que sentir necessidade, pode ir à unidade  para tirar dúvidas presencialmente com professores e realizar as avaliações.

As inscrições podem ser feitas no final e na metade do ano e as datas são anunciadas antecipadamente, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado.

Admissões no primeiro semestre em São José por grau de instrução

Total: 50.205

Analfabeto: 218

Fundamental incompleto: 1.217

Fundamental completo: 1.956

Médio incompleto: 2.412

Médio completo: 35.613

Superior incompleto: 2.400

Superior completo: 6.389

Fonte: Caged

 

Vagas oferecidas no PAT no primeiro semestre

Total: 4.159

Fundamental incompleto: 16

Fundamental completo: 1.157

Médio incompleto: 63

Médio completo: 2.609

Superior incompleto: 161

Superior completo: 84

Especialização: 69

Fonte: PAT São José dos Campos


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Prefeitura SJC

×