Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
As crianças do Cedin Fernando Tao de Azevedo, na região sul, estão aprendendo desde cedo de onde vem os alimentos. Elas plantam, regam e colhem verduras em uma horta que foi implementada em junho na unidade.
O programa Hortas Urbanas, da Prefeitura de São José dos Campos, promoveu uma oficina na unidade e preparou um espaço para os alunos plantarem hortaliças.
"Tudo começou na sala de aula, após a leitura da história João e o Pé de Feijão", conta a professora Iana Queiroz. "Nós fizemos uma atividade para plantar feijão no algodão, mas as crianças ficaram muito empolgadas e queriam plantar mais! E hoje estamos aí, com a nossa própria horta."
Com o retorno das aulas após o recesso, a colheita começou. E a alegria das turmas foi tão grande que, além de fazer parte da merenda, as verduras são levadas para casa em kits especiais.
"Eu acho muito legal, porque é divertido ficar aqui na horta e cuidar dela", disse Arthur Moreira, de 4 anos.
"A gente planta e come depois, é muito gostoso e meus papais ficam felizes", contou Helena Hapuque, de 5 anos.
Crianças se divertem na horta com orientação da professora | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Benefícios
O Cedin atende 323 crianças em tempo integral, e para muitas delas, a horta está sendo primeiro o contato com a natureza, agindo assim como uma atividade de educação ambiental e ensinando-as a como cuidar das plantas, e as relações existentes entre elas e os demais seres vivos.
Para a professora Iana Queiroz, existe também um ganho terapêutico: "Nós percebemos que as crianças se acalmam quando mexem com a terra, e isso ajuda a diminuir os conflitos e melhora a convivência entre elas. É um trabalho diário que aumenta o bem estar e também deixa elas mais concentradas na sala de aula".
Os kits com a colheita que as crianças estão levando para casa também aproximaram as famílias da escola e diminuiu as faltas nas aulas.
Alimentação saudável
A horta é uma grande ferramenta para trabalhar a introdução alimentar nesta faixa etária em que as crianças estão formando os paladares e tendem a apresentar resistência à alimentos como verduras e legumes.
De acordo com Elisângela de Assis, cozinheira do Cedin, ao plantar e cuidar da horta, os alunos desenvolvem uma relação com o alimento e aceitam com mais facilidade as saladas na merenda: "Muitas vezes, eles aprendem a comer melhor aqui do que em casa. E é muito gratificante para nós, da cozinha, preparar e servir o que eles mesmo plantaram e colheram com muito carinho".
A cozinheira Elisângela de Assis acompanha o almoço das crianças | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Sobre o programa
O programa Hortas Urbanas, projeto perene coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade desde 2009, parte do princípio de que as hortas podem ser cultivadas em pequenos espaços.
As hortas proporcionam segurança alimentar, educação ambiental e mobilização social. Mais do que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza e que busca também resgatar o social e proporcionar o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.
O programa já instalou mais de 40 hortas, espalhadas em escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial em Saúde Mental) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). As hortas urbanas também ampliam as superfícies permeáveis da cidade, contribuindo para a macrodrenagem.
A população pode solicitar hortas por meio do 156, ou entrando em contato com o telefone (12) 3947-8727.
De maneira geral são plantadas hortaliças como alface, couve, cebolinha; chás como hortelã, poejo e melissa; e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) como capuchinha, peixinho e almeirão roxo.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.