Debates sobre assuntos globais marcam a abertura da Sief
Atualizado em 09/08/2023 - 16:52
Abertura SIEF 2023. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 08-08-2023
Os debates nos moldes dos comitês da ONU envolvem temas atuais e reforçam o protagonismo dos alunos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou equipe de Imprensa da Sief - Decolar

A Simulação para o Ensino Fundamental começou. Assuntos de relevância internacional como direitos humanos, saúde, meio ambiente e paz marcaram os primeiros debates realizados por 110 alunos da rede municipal de São José dos Campos, nesta terça-feira (8), durante o primeiro dia da Sief que segue os moldes dos comitês da ONU. 

O evento segue até esta quinta-feira (10) no Cefe (avenida Olivo Gomes, 250, Santana), no período da tarde (13h30 às 17h) e envolve 45 escolas municipais, 45 professores e 30 parceiros do Colégio da Embraer - Juarez Wanderley.

A cerimônia de abertura emocionou os presentes com a apresentação do Coral da Emefi Waldemar Ramos no auditório do Cefe. Os alunos de várias idades cantaram músicas sobre a colaboração dos países para promover a paz mundial, como a canção hebraica Al Shlosha do compositor Allan E. Naplan. 

Em seguida, divididos nos grupos: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Exteriores (Unoosa), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Imprensa, os estudantes dos Anos Finais deram início aos debates diplomáticos. As notícias podem ser acompanhadas no Instagram da Sief. 

Protagonismo estudantil 

Nomeado como secretário geral da Sief, Lucas Izídio, 16 anos, é ex-aluno da Emefi Elza Regina Ferreira Bevilacqua (Jardim Estoril) participou da Sief em 2019 e atualmente está no 2º ano do Ensino Médio no Colégio da Embraer. Para ele, a Simulação apresenta diversas oportunidades de aprendizado. 

“Os estudantes terão a oportunidade de descobrir novas vocações, como falar em público, desenvolver um raciocínio rápido de ideias e novas vocações pessoais, como aconteceu comigo e fez toda a diferença na minha trajetória”, afirma.

“Estou muito animada e sei que teremos muitas novidades. Que durante os debates todos apreciem o posicionamento dos países, desejo uma ótima Simulação para todos”, disse Maria Fernanda dos Santos Gonzaga, 15 anos, do 9º ano na Emefi Maria de Melo. 

Para o professor Daniel Taboada da Emefi Waldemar Ramos, a preparação dos alunos nas escolas serviu como base para a experiência durante os debates. “Realizamos várias simulações na escola com vários alunos. A nossa equipe se desenvolveu muito e está preparada para os debates. Temos muitas expectativas e felicidade com esse evento”, frisou. 

Simulação tá ON!

As atividades acadêmico-recreativas em que alunos atuam como negociadores e diplomatas em conferências e reuniões internacionais fictícias ocorrem nas escolas municipais desde 2018. Os temas são baseados em questões da atualidade mundial ou situações históricas.

Valores universais – como respeito, responsabilidade, tolerância, cooperação e união – ganham destaque nos momentos de debate. A vivência, mesmo por meio da representação de um momento da história ou da negociação sobre um assunto atual, constitui-se numa experiência interdisciplinar entre as áreas do conhecimento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×