Estudantes do Decolar farão cobertura de imprensa na Sief
Atualizado em 07/08/2023 - 11:01
Alunos do Decolar participam de uma simulação de coletiva de imprensa
A Sief 2023 acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no período da tarde, com 110 estudantes da rede municipal participando de debates nos moldes da ONU e será divulgada por alunos do Decolar - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Começa nesta terça-feira (8) a Sief 2023, simulação de temas relevantes da atualidade, nos moldes dos comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas), com participação de 110 estudantes de 45 escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de São José dos Campos. 

Para acompanhar cada discussão e divulgar os conteúdos e notícias do evento, 17 alunos do programa Decolar se prepararam para atuar no comitê de imprensa da Sief.

Na Simulação para o Ensino Fundamental, os alunos dos anos finais da rede de ensino municipal contarão com 30 parceiros do colégio Embraer - Juarez Wanderley e 45 professores, para atuarem como negociadores e diplomatas em reuniões internacionais fictícias baseadas em questões históricas e pautas atuais no contexto mundial. 

A Sief acontece de terça (8) a quinta-feira (10), no período da tarde, no Cefe (Centro de Formação do Educador). 

A abertura será nesta terça, com cerimônia oficial às 14h para convidados, parceiros e representantes das escolas. Em seguida, os grupos irão começar os debates. As atividades dos demais dias serão entre 13h30 e 17h.

Decolar

O Decolar atende mais de 250 alunos das escolas de Ensino Municipal Integral da Prefeitura. O programa busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos estudantes considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho, sempre no contraturno escolar, com 55 opções em áreas diversas do conhecimento. 

O grupo do Decolar terá um importante papel na construção e divulgação das informações relacionadas às problemáticas discutidas durante os debates, para atualizar quem está de fora das sessões, por meio de notícias e das redes sociais.  

Durante os preparativos, em junho e julho, os alunos tiveram encontros de treinamento sobre comunicação e realizaram visitas à faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap e ao Colégio da Embraer. 

Para Yasmim Fernanda dos Santos, 15 anos, do 9º ano da Emefi Hélio Augusto de Souza, a preparação para o evento foi especial. “Recebemos muito apoio. A expectativa é bem grande, porque estamos pensando nos diversos papéis que podemos exercer nos dias de Simulação e isto é empolgante”, afirmou.  

“Eu estou animada para a Sief, porque me falaram que pode acontecer de tudo durante os debates e, como imprensa, isso me deixa empolgada. Poderemos escrever sobre todos os assuntos que surgirem”, disse Yasmin Morais Sousa, 13 anos, do 7º ano da Emefi Maria de Melo. 

Sief

As atividades acadêmico-recreativas em que estudantes atuam como negociadores e diplomatas, em conferências e reuniões internacionais fictícias baseadas em questões de importante relevância no contexto mundial atual, ou ainda em situações históricas, ocorrem na rede municipal desde 2018. 

Valores universais como respeito, responsabilidade, tolerância, cooperação, união, entre outros, ganham destaque durante os momentos de debate e negociação. A vivência, mesmo que por meio da representação de um momento histórico ou da negociação sobre um tema da atualidade, constitui-se numa experiência interdisciplinar entre as áreas do conhecimento. 

Os alunos serão divididos em quatro grupos: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Exteriores (UNOOSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Imprensa. Os temas serão: Aquecimento global, Consciência Situacional do domínio espacial e Alimentos transgênicos e alimentos orgânicos. 

A rede de ensino municipal se destaca com inovação e ousadia com a proposta da Sief, uma vez que simulações do tipo para os alunos do Ensino Fundamental são incomuns no Brasil, ao contrário dos modelos voltados para o Ensino Médio e Superior. 

Serviço

  • Simulação para Ensino Fundamental (Sief)
  • Data: 8, 9 e 10 de agosto
  • Horário: abertura às 14h no dia 8, dias 9 e 10 das 13h30 às 17h
  • Local: Centro de Formação do Educador (CEFE), Av. Olivo Gomes, 250 – Santana.
  • Público: 110 estudantes de 45 escolas municipais.

 




MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×