Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Aquecimento global, domínio espacial, alimentos orgânicos e transgênicos são os assuntos que serão debatidos por 110 alunos da rede municipal de São José dos Campos na próxima semana durante a Sief (Simulação para o Ensino Fundamental). O evento será realizado de terça (8) a quinta-feira (10), no Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana).
Na simulação, os estudantes de 45 escolas da Prefeitura, com 30 parceiros do Colégio Embraer - Juarez Wanderley e sob orientação de 45 professores, vão atuar como negociadores e diplomatas em reuniões internacionais fictícias baseadas em questões históricas e pautas do contexto mundial. Um grupo vai representar a imprensa, divulgando as notícias e fazendo a cobertura para o Instagram.
A abertura será na terça-feira, às 14h, com cerimônia oficial para convidados, parceiros e representantes das escolas. Em seguida, os grupos vão começar os debates. As atividades dos demais dias serão entre 13h30 e 17h.
Preparação
Antes do evento oficial, os alunos se prepararam com estudo dos temas e simulação em sala. Na Emefi Maria de Melo, no Parque Industrial, as turmas se destacaram pelo envolvimento nas aulas de geografia do professor Evandro Ribeiro Nogueira.
“Os debates em sala de aula fazem parte de uma metodologia mais ativa que busco trabalhar para dar protagonismo aos estudantes, para pesquisarem, formularem os argumentos e exercitar habilidades como a oralidade, o trabalho em grupo e até mesmo a postura formal”, afirmou Evandro. “A experiência na Sief será muito boa e enriquecedora.”
A dupla Kellany Yasmin Sousa, do 8º ano, e Maria Fernanda dos Santos Gonzaga, do 9º, vai representar a escola.
“Estava bem ansiosa, mas depois das reuniões que tivemos fiquei mais tranquila e animada”, disse Kellany, que sonha em ser psicóloga ou cirurgiã no futuro. “Os debates têm me ensinado muito, como, por exemplo, a saber me posicionar e a respeitar os limites.”
Maria Fernanda, que deseja seguir carreira na aeronáutica, ainda está com um pouco de ansiedade, mas já se sente mais preparada. “A Sief nos ajuda a ter um olhar mais global ao estudar os temas atuais para os dias de evento.”
Sief
As atividades acadêmico-recreativas em que alunos atuam como negociadores e diplomatas em conferências e reuniões internacionais fictícias ocorrem nas escolas municipais desde 2018. Os temas são baseados em questões da atualidade mundial ou situações históricas.
Valores universais – como respeito, responsabilidade, tolerância, cooperação e união – ganham destaque nos momentos de debate. A vivência, mesmo por meio da representação de um momento da história ou da negociação sobre um assunto atual, constitui-se numa experiência interdisciplinar entre as áreas do conhecimento.
Os participantes são divididos em quatro grupos: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Exteriores (Unoosa), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Imprensa.
A rede de ensino municipal se destaca pela inovação e ousadia com a proposta da Sief. Simulações do tipo para alunos do ensino fundamental são incomuns no Brasil, diferente dos modelos voltados para o ensino médio e superior.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.