Jardim Morumbi recebe escola infantil reformada e modernizada
Atualizado em 02/08/2023 - 09:45
Reforma e ampliação do CEDIN Profª Anjela Maria de Souza Alves
Mais de 200 crianças são atendidas em período integral no Cedin Anjela Maria de Souza Alves - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O Cedin Anjela Maria de Souza Alves, no Jardim Morumbi, passou por uma grande reforma e ficou pronto e novinho para oferecer atendimento de qualidade. Mais de 200 crianças até 6 anos de idade frequentam a escola, que tem a gestão compartilhada entre o Instituto Social e Educacional Adonai e a Prefeitura de São José dos Campos desde o ano passado.

Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a Prefeitura modernizou a unidade, que possui 10 salas de aula, fraldários, solário, playground, cozinha, refeitório, espaço administrativo, além de áreas comuns para crianças e funcionários. Os ambientes foram projetados de acordo com a faixa etária.

Há mais de 20 anos, a Prefeitura mantém parcerias com organizações da sociedade civil (OSC) para administração de escolas infantis, tendo assessoria pedagógica da equipe da rede de ensino municipal, garantindo a proposta curricular e a equidade no atendimento.

Atualmente, 47 unidades, entre Cedins e Cecois, funcionam nesse modelo com excelentes resultados. A gestão compartilhada consiste na entrega de alimentos e supervisão da merenda escolar, envio de material didático e acompanhamento pedagógico. Dessas escolas, 28 possuem investimento e cessão de prédio, entre outras ações.

Felicidade

“Eu estudo de manhã e fico o dia inteiro", diz Ana Cecília Lins de Souza, de 5 anos, que estuda no pré. "A gente brinca no parque, faz atividades, desenha e faz a rotina. Eu acho a escola importante e legal para a gente estudar e aprender.”

Para Antonella Lourenço, 4 anos, do infantil, o Cedin é um lugar bom e feliz com hora para tudo, principalmente para brincar e aprender coisas novas. “Eu gosto da minha escola. Gosto do parque, da hora do almoço, da sala dos bebês, porque eles são fofinhos. Aqui na escola eu estudo, vou no parque. E é muito importante porque aqui a gente estuda e pode virar médico, diretora, professora, policial, veterinária.”

Satisfação

Se as crianças estão felizes e seguras, as famílias também ficam. Segundo a mãe da Antonella, Gislaine Aparecida Santos Lourenço, o ambiente oferecido no Cedin é agradável, repleto de confiança e cuidado.

“A Antonella estuda aqui desde os 6 meses de vida", Conta Gislaine. "Logo que ela desmamou entrou na escola. Eu gosto da estrutura, desde a recepção até o contato com as professoras. A Antonella gosta dos amigos, da rotina. E quando nós chegamos em casa, ela sempre conta como passou o dia dela na escola."

Mãe de Ana Cecília, a professora Daniele Lins da Silva destaca a boa acolhida que receberam na unidade escolar desde que se mudaram para a cidade, há um ano e cinco meses. “O atendimento aqui na escola é muito bom. Minha filha tem um ótimo relacionamento. Nós viemos da Paraíba, e a adaptação da Ana foi difícil no começo, mas agora ela está muito feliz com a rotina.”

Números

  • 112 escolas infantis
  • 47 unidades com gestão compartilhada
  • 28 Cedins
  • Mais de 32 mil crianças atendidas

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×