Atendimento Odontológico domiciliar é realidade em São José
Atualizado em 25/04/2023 - 15:21
PAD Odonto Atendimento Odontológico Domiciliar para acamados
Dona Maria José é uma das pacientes atendidas pelo programa - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Paz
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos comemora um ano do programa “PAD Odonto” (Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico).

Há um ano, a Secretaria de Saúde dava o pontapé inicial ao programa que atualmente acompanha 103 pacientes e já realizou 548 procedimentos.

No atendimento domiciliar, pacientes acamados cadastrados na UBS Resolve recebem a visita da equipe formada pela cirurgiã dentista Caroline Fernandes e pela técnica em saúde bucal Ellen Alves Almeida Sales e apoio do motorista Rubens, que utilizam um consultório odontológico portátil totalmente equipado para o serviço.

Dona Maria José, que completou 102 anos no dia 6 de abril, é uma das pacientes. Ao seu lado, a neta Lúcia acompanha os procedimentos com olhos atentos. “Somos apenas nós duas. Teria muita dificuldade em levá-la para uma consulta.”

Os atendimentos do PAD Odonto são realizados com os acamados da região da UBS Resolve do Dom Pedro 1º (região sul), Jardim Americano (região leste), Jardim Colonial (região sul), Jardim Nova Detroit (região leste), Chácaras Reunidas (região sul), Centro 1 e Vila Nair (Centro). O projeto percorre uma área de abrangência por vez antes de seguir para a próxima unidade.

A Prefeitura prevê a ampliação de mais equipes para aumentar a cobertura deste atendimento evitando o deslocamento destes pacientes até a Unidade Básica de Saúde ou Hospital para a realização do tratamento odontológico.  

Procedimentos

Atualmente, o serviço acontece às terças e quintas-feiras e realiza procedimentos preventivos e curativos como exames de mucosas, feridas, restaurações, raspagens e até pequenas cirurgias. O paciente é encaminhado ao atendimento em ambiente hospitalar quando não há possibilidade do atendimento ser realizado em domicílio.

Humanização

O atendimento domiciliar garante um acompanhamento seguro, de forma contínua, eficiente e com mais comodidade. Também colabora para a redução da demanda por internações, além de permitir que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente, o que contribui na melhoria da qualidade de vida de toda a família.

Atenção Domiciliar

A atenção domiciliar à saúde bucal propicia a valorização da promoção da saúde bucal e a prevenção de doenças advindas da cavidade oral, além de possibilitar a realização de procedimentos odontológicos para pacientes com dificuldades ou impossibilidade de locomoção.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×