Biblioteca do professor entrega mais 16 mil livros
Atualizado em 14/04/2023 - 14:40
Biblioteca do Professor entrega de livros a professores e pais de alunos na EMEF Profa. Zilda Costa de Oliveira-Fotos:Adenir Britto/PMSJC 11/04
Todos os professores da rede de ensino municipal irão receber obras atuais sobre educação e inovação; entrega acontece pela EFE nas escolas e vai até maio. - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

São José dos Campos é a cidade da Educação, que investe também na formação de professores, com projetos inovadores como a Escola de Formação do Educador (EFE) e a Biblioteca do Professor. 

Todos os professores da rede de ensino municipal irão receber, até maio, obras atuais sobre educação e práticas inovadoras. A entrega dos livros é organizada pela equipe da EFE junto aos gestores das unidades escolares. O programa acontece pelo segundo ano consecutivo. 

Equipes da Secretaria de Educação e Cidadania, das escolas infantis e do Ensino Fundamental poderão receber até cinco livros, com assuntos variados como: ensino híbrido, práticas inovadoras, interações de leitura, escrita e matemática, entre outros. 

"Neste ano entregaremos os mesmos títulos a todos os professores que compõe o Departamento de Educação Básica, o que permite que toda a rede de ensino municipal participe de um movimento coeso e interativo de estudo. Esses livros trazem o que há de mais atual em práticas pedagógicas. Esses referenciais teóricos poderão nos repertoriar para que possamos, cada um em sua função e área de atuação, adotar estratégias inovadoras de ensino”, explica Thais Campos, diretora da EFE.

+Formação

Entre os educadores, o projeto foi bem recebido e representa um “investimento importante”. 

Para Larissa Maiara Diniz Garcia, professora do Pré 2 na EMEI Profª Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita, o material de formação além de proporcionar novas aprendizagens ao professor, valoriza novos conhecimentos e práticas que vão beneficiar diretamente os alunos. 

“Sou efetiva na rede há um ano, estou encantada com o projeto Biblioteca do professor. Fiquei  muito feliz e empolgada ao receber os livros, pois acredito que me ajudarão com práticas significativas para as crianças. Um dos temas que mais me chamou a atenção foi sobre incentivar o cotidiano das crianças nas escolas, e outro com reflexões sobre os bebês no berçário, com olhar específico sobre essa fase da infância”, diz. 

“Com esse novo acervo me sinto motivada a buscar mais conhecimentos, possibilidades e estratégias para melhor atender as necessidades e os interesses de meus alunos. Quero que eles avancem em seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, competências e habilidades, de acordo com a faixa etária deles e seguindo o currículo da rede e a BNCC”, afirma Cíntia Pires Vieira de Paula Firmino, também da Emei Zilda Costa. 

“Estou entusiasmada para realizar a leitura dos exemplares, especialmente um que trata de reflexões sobre os bebês e outro sobre as metodologias ativas e ensino híbrido, que pude verificar que traz 42 abordagens pedagógicas, incluindo elementos, recursos e dicas para utilizarmos em nossa sala de referência. A atualização é essencial para estarmos cada vez mais preparados para atender os alunos”, destacou Cíntia. 

Prestígio

As professoras Grasiele Ferreira do Nascimento e Cristiane de Carvalho Alfenas da Emefi Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim Cerejeiras, também aprovaram o acervo recebido nesta semana.

“A Biblioteca do Professor é de grande valia para as preparações das aulas, pesquisas para referencial teórico e para aprofundamento pedagógico sobre temas relevantes. Com este acervo me sinto preparada e apoiada para ampliar meus conhecimentos em um trabalho de qualidade”, disse Grasiele. 

“Me sinto prestigiada por ter oportunidade de ter acesso a livros de qualidade como estes. A formação contínua é uma necessidade e tanto. Dos títulos, dois em especial me chamaram mais atenção, sobre aprendizagens significativas e de resolução de problemas em matemática, com práticas novas”, aprovou Cristiane. 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×