Escola do Jardim Satélite recebe certificado de Educação 5.0
Atualizado em 19/10/2022 - 16:54
Educação 5.0 na EMEF Martha Abib
A escola do Jardim Satélite é a oitava unidade da rede de ensino municipal a receber o selo do programa Educação 5.0. - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Larissa Maiane

A manhã desta quarta-feira (28) foi especial para a comunidade escolar da Emefi Professora Martha Abib Castanho, no Jardim Satélite, na região sul de São José dos Campos, que recebeu certificação e selo de Educação 5.0 pela Prefeitura. É a oitava escola a receber o programa.

O certificado marca as melhorias e investimentos, que visam consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal, de acordo com o programa Educação 5.0 e selando compromisso com a educação de qualidade.

Muitas novidades foram entregues. Um novo prédio foi construído para a sala Maker, sala Google educacional e a sala de leitura, com um espaço amplo e totalmente equipado.

Os professores ganharam uma sala de HTC (Horário de Trabalho Coletivo), onde podem se reunir para planejar e compartilhar aprendizados em sala de aula.

As novidades não acabaram. Também foi inaugurado o laboratório de ciências, com microscópio, gerador de Van de Graaff e muitos outros materiais. É a primeira sala dedicada ao aprendizado de ciências na escola.

Ensino inclusivo

Novos materiais pedagógicos foram entregues para a educação especial e inclusiva. API (Atendimento Psicopedagógico Institucional) e AEE (Atendimento Educacional Especial) contemplam os alunos do 3º aos 5º anos, no contraturno escolar de forma individualizada, conforme as necessidades de cada estudante.

“Procuramos o melhor recurso. Nossa preocupação maior é como o aluno aprende, o acompanhando quando ele retorna à sala de aula", afirmou Roberta Batista, que é professora de API.

"Trabalhamos também a relação de autoestima do aluno, para seu bem-estar e para que possa se sentir acolhido por todos”, completou.

Melissa Alvin, que tem 7 anos e está no 1º ano B, é aluna de Edmea Simões, professora de AEE. A estudante disse estar satisfeita com a escola.

“Minhas aulas com a Edmea são bonitas, gosto dos jogos e dos livros. Conto para os meus pais tudo que consigo fazer”.

Educação 5.0

O programa Educação 5.0 visa inserir as escolas municipais em um contexto colaborativo de aprendizagem com foco na resolução de problemas, para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com o vasto mundo da tecnologia.

O programa conta com diversos investimentos e melhorias, como nova identidade visual padronizada para todas as escolas de ensino fundamental integral, ambientes modernos e inovadores, revitalização de espaços comuns e áreas verdes com paisagismo, espaço para jogos e interação dos estudantes, modernização das salas de leitura, sala de jogos educativos, além da reformulação das salas de educação especial e inclusiva.