Aulas de musicalização integram crianças de escola infantil
Atualizado em 27/09/2022 - 12:17
Musicalização com alunos na EMEI Padre João Marcondes no Bosque dos Eucaliptos
A professora Fernanda Sander com alunos da Emei Padre João Marcondes Guimarães - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração da estagiária Larissa Maiane

A Emei Padre João Marcondes Guimarães, da rede de ensino da Prefeitura de São José dos Campos, promove aulas de musicalização todos os dias. Localizada no Bosque dos Eucaliptos (região sul), a escola municipal de educação infantil atende cerca de 500 alunos até 6 anos de idade, do berçário à pré-escola.

Cada turma tem dois horários na semana, com muita diversão para as crianças. É uma oportunidade para eles expressarem sentimentos e emoções. “Eu gosto quando as crianças ficam todas comportadas quando a professora de música está cantando”, disse a aluna Kyara Sophie, de 5 anos.

Para a professora Fernanda Sander, a arte musical traz disciplina pelo prazer de fazer algo em conjunto. "Quando nos reunimos, reina a ordem, reina o silêncio, criamos uma rede de compartilhamento de ideias.”

Um dos benefícios da musicalização é o desenvolvimento socioemocional das crianças. Na rede de ensino municipal, o planejamento da atividade é cuidadoso e feito por faixa etária. Dentro do discurso musical, são consideradas as potencialidades dos alunos, as características emocionais e os assuntos pelos quais eles se interessam mais.