São José homenageia agentes da mobilidade por trânsito seguro
Atualizado em 27/09/2022 - 08:30
Semana Nacional do Trânsito - Homenagem aos Agente de Mobilidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-09-2022
Atuando 24 horas por um trânsito mais seguro: Agentes da mobilidade recebem homenagem em São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Ao som do quarteto de cordas Luzes da Ribalta, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (26) uma homenagem aos agentes da mobilidade em reconhecimento ao trabalho exercido para um trânsito mais seguro na cidade. O dia do agente da mobilidade é comemorado no dia 23 de setembro.

Durante a homenagem, os profissionais receberam troféus em razão dos trabalhos realizados. Os agentes da mobilidade fazem parte de um time de 100 profissionais que trabalham pela segurança de pedestres, ciclistas e motoristas há cerca de 30 anos, desde a criação do Departamento Operacional de Trânsito e Transportes. 

Há 23 anos como agente da mobilidade, o chefe de divisão de Operações, Paulo Marcelo Vier, disse que o reconhecimento fortalece o trabalho da equipe que atua nas ruas 24 horas por dia em diversas ações. “Tem muita gente que não sabe que atuamos em diversas operações de trânsito, dando apoio em ações de manutenção e na educação para um trânsito mais seguro”, disse.

Seu colega de trabalho, José Reis da Fonseca, se orgulha dos 24 anos em que atua como agente da mobilidade. “ Agente da mobilidade é como um xerife que fica nas ruas e é acionado quando acontece qualquer tipo de problema como buraco na via, carro quebrado, acidente de trânsito ou uma árvore caída. Estamos em todas as ocorrências. Mas sentimos orgulho em contribuir para a cidade”, disse.

Agente da mobilidade há 19 anos, Patricia Arruda Silva atua no setor de fiscalização. Ela alerta para a importância do uso do cinto de segurança para evitar a gravidade dos acidentes. “Quando uma pessoa se acidenta há uma mobilização de diversos profissionais. São agentes da mobilidade, policiais, médicos em hospitais. Por isso, a fiscalização é importante. As pessoas devem se educar para não cometerem infrações, cuidando de sua segurança e da segurança de outras pessoas”. 

Admiração - O agente da mobilidade Marcelo Henrique Morelato, 32 anos, foi acompanhado do filho Matheus Henrique, 4 ano, que ficou orgulhoso pelo pai receber um troféu pelo reconhecimento ao seu trabalho.

“Meu filho vai ficar com o troféu e guardar. Para ele ganhar um troféu é como se eu fosse um campeão, igual no futebol. Para mim, representa que o trabalho que desempenhamos é importante para a cidade”, disse.

Atuação

Os agentes da mobilidade atuam na organização e fiscalização do trânsito 24 horas por dia. Eles também cuidam da sinalização de obras viárias, da fiscalização do trânsito e do transporte público e estão presentes em operações de manutenção de vias públicas e em todas as ações que interferem no trânsito da cidade.

Nas ruas, dão apoio ao Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Por meio dos caminhões guinchos ‘mão na roda’ também apoiam a retirada de veículos em situação de risco. 

Atualmente, o departamento conta em sua estrutura com uma área operacional, que, através das câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), efetua o monitoramento das principais vias do município, bem como o monitoramento em tempo real das linhas do transporte público. 

Eles também fazem o controle semafórico, onde os semáforos são reprogramados em tempo real, conforme a demanda de veículos nas vias. 

Na educação, reforçam o time de fiscais de boas práticas no trânsito por meio da formação de agentes mirins de mobilidade que contribuem para a fiscalização do trânsito.

Com os idosos falam sobre travessia segura e com jovens sobre o risco da ingestão de bebida e direção. Nas blitze em parceria com os órgãos de segurança, orientam motoristas e motociclistas sobre direção segura. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×