São José terá seminário sobre prevenção ao suicídio
22/09/2022 15:40
CEFE 01-02-2018
O evento acontece das 8h30 às 12h, no Cefe; as inscrições estão abertas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na próxima quinta-feira (29) um Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio. A ação integra a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o tema.

O evento acontece das 8h30 às 12h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana. As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário digital neste link.

O encontro é voltado para os profissionais e estudantes de áreas correlatas ao assunto e contará com quatro profissionais entre psiquiatras e psicólogos que abordarão o tema da Escuta como Prevenção ao Suicídio.

Programação

O seminário ainda terá palestras sobre saúde mental e prevenção do suicídio na adolescência, principais patologias psiquiátricas envolvidas no suicídio - tratamento farmacológico e resiliência, sendo ministrados por profissionais voluntários do CVV (Centro de Valorização da Vida), psicólogos, psiquiatras e demais profissionais.

Setembro Amarelo

É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Durante todo o mês de setembro, os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) vêm desenvolvendo rodas de conversas a respeito da prevenção ao suicídio. As atividades estão sendo desenvolvidas junto aos serviços como escolas, unidades de saúde e unidades de assistência social.