Programa Nossa Praça tem novas adoções de áreas públicas
22/09/2022 15:41
adoção de áreas verdes
Ao aderir ao programa, a empresa adotante passa a fazer a conservação da área pública - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Novas parcerias entre a iniciativa privada e a Prefeitura de São José dos Campos resultam em seis novas adoções de áreas públicas dentro do Programa Nossa Praça em setembro. Nessa fase inclui, além de praças, áreas verdes, canteiros, dois espaços caninos.

As áreas que estão sendo adotadas são localizadas em quatro regiões da cidade e somam mais de 20 mil metros quadrados, que passam a ser cuidados pelo setor privado, após a assinatura do convênio entre as partes.

Ao aderir ao programa, a empresa adotante passa a fazer a conservação da área pública, realizando serviços de limpeza, plantio de mudas, capina, poda de arbustos e irrigação da vegetação, além de pintura e reparos em equipamentos.

A contrapartida para o adotante é a divulgação da marca da empresa em placas padronizadas fixadas na área adotada. A poda de árvores e a manutenção da iluminação pública continuam sendo realizadas pela Prefeitura.

São José possui, atualmente, áreas adotadas:
-82 canteiros
- que somam área de 59.464m²
-19 praças e 02 espaços caninos –
que somam área de 115.963 m²

Programa Nossa Praça

O programa Nossa Praça (Lei Municipal 5.098/97) tem atualmente 101 áreas adotadas. Em setembro de 2018, a Prefeitura criou novas regras (Decreto 17.964), incluindo parques, espaços caninos e poliesportivos. As áreas também podem ser adotadas por pessoas físicas que, de forma espontânea, querem contribuir e exercer a cidadania.