Ação conscientiza e capacita profissionais sobre Alzheimer
Atualizado em 22/09/2022 - 16:08
Saúde
Cerca de 100 pessoas estiveram no Centro da Juventude para o encontro - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quarta-feira (21), o evento “Conheça a demência, conheça o Alzheimer” para conscientizar a população, principalmente os familiares e cuidadores de pessoas que sofrem da doença, e capacitar profissionais da rede de saúde. Cerca de 100 pessoas estiveram no auditório do Centro da Juventude, na região sul, para acompanhar o encontro.

O evento foi realizado no Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer e outras demências e teve a participação de diversos profissionais da área da saúde que atuam no tratamento de pacientes com a doença.

A enfermeira da UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Indústrias, Silva Costa, de 45 anos, aprovou o evento. “Ajuda no meu trabalho, a ter essa rede toda, saber que a gente tem outros serviços e que podemos contar com eles. Cuidar do idoso não é fácil. Realmente a gente precisa de um olhar muito disciplinar”, diz a profissional de saúde que recomenda a ampliação da capacitação. “Saí daqui hoje com muita informação e ela abre o olhar, isso é excelente”, completa.

A nutricionista especialista em gerontologia, Marlene Maria Amaral, destaca a importância da prevenção e assistência que que os pacientes precisam receber de todos, profissionais de saúde e familiares.

“Quando fazemos esse acompanhamento precoce de todas as áreas, nutrição, médica, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, o paciente vai evoluir e retardar todos os sintomas da sua doença e isso significa uma melhora de qualidade de vida para o paciente idoso com a doença e para os familiares que vivem com esse paciente”, diz Marlene.

Para a psicóloga do Crea Centro-Norte (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Irineia Augusta de Lima, o evento foi importante para desmistificar a doença e aproximá-la das pessoas. “Vejo nos meus atendimentos a dificuldade de lidar com a pessoa com demência, e aí eles acham frescura, sabe? “Ah, ele tá fazendo graça, porque uma hora ele entende, outra hora ele não entende”. Então assim, ele não tem entendimento da doença e isso dificulta a relação e o cuidado”, conta

Alzheimer

É a forma mais comum de demência neurodegenerativa progressiva que se manifesta com perda de memória, comprometimento das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações do comportamento.

Números da doença

Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência no mundo e isso deverá aumentar para 152 milhões em 2050. A cada 3 segundos alguém no mundo desenvolve demência.

No Brasil, seriam 1,4 milhões de pessoas, aproximadamente, com algum grau de demência e o número deverá subir para 6 milhões em 2050.

Em São José, há cerca de 500 processos ativos de alto custo estadual com retirada de medicação para tratamento de demência e a prevalência da doença seria de aproximadamente 7,9% em cerca 105.000 pessoas acima de 60 anos cadastradas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Sinais de alerta de demência

- perda de memória recente
- dificuldade para fazer as atividades diárias
- apatia, afastamento das atividades sociais
- alteração de personalidade, mudança de humor
- esquecimento de nome de pessoas próximas
- julgamento diminuído
- desorientação no tempo e espaço
- dificuldade para tomar decisões e resolver problemas
- perda frequente de objetos


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×