Evento debate gestação e prevenção de IST em adolescentes
21/09/2022 15:11
2º Fórum Juntos pela Prevenção no CEFE.  Foto: Claudio Vieira/PMSJC 20-09-2022
Evento teve representantes do Governo do Estado e de municípios - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos sediou, nesta terça-feira (20), um evento regional de debate e abordagens sobre medidas preventivas para os adolescentes. O 2º Fórum Juntos pela Prevenção, Saúde, Educação e Social aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte.

Além da participação das secretarias de Saúde e Educação e Cidadania de São José dos Campos, o evento teve representantes do Governo do Estado de São Paulo e dos municípios de Jacareí e Taubaté. A Estratégia Juntos na Prevenção decorre de uma longa experiência de atuação conjunta das áreas da saúde e educação.

Os principais objetivos do projeto são a ampliação das ações de educação e prevenção de IST e violência interpessoal ou autoprovocada, a prevenção da gestação na adolescência e o fortalecimento do fluxo e trabalho em rede entre a educação, saúde e social, proporcionando melhor qualificação dos serviços para o acolhimento das demandas dos estudantes e das comunidades.

Entre os participantes do Fórum, estiveram profissionais da Atenção Básica, da Vigilância Epidemiológica, do ambulatório de assistência especializada a IST, HIV, Aids, da rede de saúde mental, rede de urgência que dispensa profilaxia após a relação sexual consentida ou não, além dos professores do ensino estadual e profissionais da assistência social.

No evento, foram ministradas palestras com temas como saúde integral nas adolescências e a rede de proteção na construção do autocuidado, diversidade sexual na adolescência, além de apresentação de dados importantes do mapeamento de rede sobre o tema e oficinas de debate.

Números

De acordo com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Governo do Estado de São Paulo, na região do Alto Vale do Paraíba, de 2015 a 2021, foram registradas 308 gestações de menores de 14 anos e 9.191 gestações na faixa etária de 15 a 19 anos.

Em relação à Sífilis, de 2017 a 2021, foram registrados 15 casos de meninas menores de 14 anos gestantes e infectadas com a doença, sendo que nasceram 8 crianças com sífilis congênita desta população e faixa etária neste período. Nos adolescentes de 15 a 19 anos, foram notificados 445 casos de gestantes com sífilis e foram notificadas 302 crianças com sífilis congênita nesta faixa etária.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×