Cedin do Jardim Santa Hermínia inaugura jardim sensorial
19/09/2022 16:49
Inauguração do Jardim Sensorial do Cedin  Sylvio Bindão. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-09-2022
Espaço permite que as crianças explorem os cinco sentidos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

Todo amanhã é sempre um lindo dia no Centro de Educação Infantil Sylvio de Barros Bindão, que atende crianças do berçário à pré-escola em período parcial. O Cedin do Jardim Santa Hermínia, na região leste de São José dos Campos, ganhou um jardim sensorial, que deixou a unidade ainda mais agradável e conectada à natureza.

Construído por voluntários, numa iniciativa que envolveu funcionários e pais de alunos, o novo espaço foi inaugurado na sexta-feira (16). Um dos colaboradores, Diego Francisco, ficou muito feliz com a realização do projeto. "Minha esposa trabalha aqui. Sempre que surge alguma coisa, estou aqui para ajudar. Participar da construção de algo para a escola e as crianças é gratificante."

Para a orientadora pedagógica da escola, Luciana da Cruz Silva Santos, o trabalho coletivo uniu as pessoas em todas as atividades de implantação do jardim. "Em nosso plano de trabalho, um dos nossos objetivos é desenvolver projetos que envolvam sustentabilidade e o meio ambiente. Unimos a ideia da avó de uma aluna e a oportunidade das crianças explorarem os cinco sentidos. Conversamos, pesquisei e formamos uma equipe com funcionários da escola e voluntários."

Pensando na sustentabilidade, o material utilizado na construção do espaço veio da doação de material reciclado. O jardim sensorial foi construído numa faixa retangular com piso de diferentes texturas – terra, areia, pedra, espuma e cascas de árvores – de modo a permitir que as crianças explorem o mundo pelos cinco sentidos. Ladeado por objetos coloridos e sonoros, plantinhas aromáticas, como alecrim e hortelã, o percurso permite que os alunos experimentem as sensações do tato, olfato, audição, visão e paladar.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×