Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Em mais uma ação da campanha do Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (9) uma roda de conversa na Casa do Idoso Norte.
A atividade foi desenvolvida por equipe multidisciplinar, composta por terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e técnicos de enfermagem.
Ação semelhante foi promovida também nesta sexta (9) na Casa do Idoso Sul e na quinta-feira (8), na Casa do Idoso Leste. Na Casa do Idoso Centro será na próxima terça-feira (13), a partir das 10h15.
Saúde emocional
O objetivo é trabalhar a saúde emocional e o bem-estar dos frequentadores das unidades.
A ação na Casa do Idoso Norte foi marcada pela interatividade, com os idosos sendo divididos em grupos, nos quais eles mesms apresentaram os assuntos e dúvidas que queriam que posteriormente fossem tratados pelas equipes da Casa do Idoso. Também foram realizadas atividades de relaxamento.
"No pós-pandemia da covid, percebemos que muitos idosos precisam, cada vez mais, de apoio psicológico, emocional e social. As atividades do dia a dia nas Casas do Idoso contribuem para a saúde mental dos frequentadores, mas ações como as rodas de conversa do Setembro Amarelo são fundamentais", disse a assistente social Raiane Pena, que comandou a atividade desta sexta.
Em outra frente de atuação, a Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos, vinculada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizará neste mês e em outubro palestras nas Casas do Idoso com o tema "As Emoções e Seus Reflexos na Saúde" (veja programação na arte abaixo).
As palestras sobre saúde emocional nas Casas do Idoso. Arte: PMSJC
Aprovação popular
Os frequentadores da Casa do Idoso Norte aprovaram a iniciativa da Prefeitura.
"A roda de conversa foi ótima. Tirei muitas dúvidas e aprendi bastante. Deveriam ter mais atividades como esta", afirmou a aposentada Maria Lúcia de Lima, que tem 64 anos e mora no Jardim Telespark, na região norte.
"Gostei muito. Eu e minha mãe de 90 anos sempre estamos aqui na Casa do Idoso participando das atividades, que são muito legais. A Prefeitura está de parabéns", disse o aposentado Antônio Batista Tomé, que tem 66 anos e também reside no Telespark.
Os idosos também tiveram atividade de relaxamento. Foto: Adenir Britto/PMSJC
Viva a vida
Instituído pela Organização Mundial de Saúde em 2003, o Setembro Amarelo propõe uma sensibilização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.
O mote da campanha deste ano é "A Vida é a Melhor Escolha".
No Brasil, a iniciativa conta com a participação de instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil em prol do tema.
Como pedir ajuda
A campanha do Setembro Amarelo é realizada mundialmente e inclui uma ampla rede de apoio.
Na rede pública de saúde de São José dos Campos, o primeiro passo para buscar ajuda é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.
Ao todo, são 40 UBSs Resolve que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.