Prefeitura intensifica medidas de proteção de árvores
Raízes das árvores são protegidas com travessia elevada - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

É época de reforçar ainda mais os cuidados com as nossas árvores. Com a chegada da primavera, a Prefeitura de São José dos Campos vem desenvolvendo uma série de ações buscando preservar as espécies arbóreas.

Para proteger as raízes que estão expostas em locais de calçadas e ou ciclovias, foi desenvolvida uma travessia elevada de concreto que, além de proteger a árvore, assegura a passagem de quem passa pelo local a pé, de bicicleta ou mesmo cadeirantes.

A primeira a ser instalada nos novos moldes foi na avenida Campos Elíseos, no Jardim Alvorada, região oeste. Técnicos mediram o local e fizeram a placa de concreto na Fábrica de Artefatos de Cimento, da Prefeitura, que confecciona peças de acordo com a necessidade do equipamento.

Cuidados específicos

A árvore Jequitibá Rosa, em Eugênio de Melo, vem recebendo cuidados desde 2006 para sua preservação. Desde 2017, tem recebido tratamento intensivo e o monitoramento contínuo pelos técnicos da Prefeitura.

O local onde fica a árvore foi fechado com tela, recebeu um muro verde com várias espécimes nativas e a implantação de um aceiro no entorno da árvore, visando protegê-la de focos de queimada.

Mas também foi instalado no entorno dela, em 2011, uma grade para evitar que os ventos enfraqueçam a árvore. Nesta semana, a Prefeitura além de cuidar do solo, das espécies da área, uma equipe está lixando toda a estrutura, passando base, para depois aplicar a tinta esmalte alumínio para ressaltar ainda mais o local.

Poda para fortalecimento

Nesta semana, também iniciou uma ação preventiva de conservação de árvores, com podas para minimizar problemas em época de chuvas. Inicialmente, o trabalho está acontecendo no Jardim Esplanada, bairro com grande cobertura arbórea de espécies de grande porte. Ao todo são 120 árvores em 13 ruas do bairro.

Moradora há 53 anos da rua Presidente Venceslau, no bairro, Zila Morgado contou que estava muito feliz com a poda. “Estou agradecida. Ainda bem que foi feita antes do período de chuvas.” As duas enormes Jatobás que estão lado a lado, segundo ela, ainda “não cresceram o suficiente, ainda bem que veio o serviço”, enfatizou.