Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaborou a estagiária Larissa Maiane
O ensino inovador e tecnológico faz parte do programa Educação 5.0, que será implantado nas 50 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos. Uma das novidades é a oficina de tecnologia.
Desde agosto, os alunos já estão colocando o aprendizado em prática. As atividades são realizadas no contraturno escolar para alunos do 1° ao 9° ano, com ferramentas tecnológicas envolvendo cultura maker, programação, gamificação e robótica.
”As aulas são muito dinâmicas e desafiadoras, interessantes e vão acrescentar muito no meu futuro”, disse a aluna Alana da Silva Lima, do 7° ano da Emefi Dosulina Chenque de Andrade, no Altos de Santana. "Na aula passada fizemos a mão robótica. Todo mundo se ajudou, e mal posso esperar pela próxima aula."
Colega de turma, Pedro Soares ficou entusiasmado com a experiência. “Foi legal porque tivemos que usar a criatividade e o trabalho em equipe.”
Mão robótica: trabalho coletivo
Educação 5.0
Implantado em seis unidades, o Educação 5.0 visa inserir as escolas municipais de ensino fundamental integral num contexto colaborativo de aprendizagem, com foco na resolução de problemas para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com o mundo da tecnologia.
O programa conta com diversos investimentos e melhorias, como nova identidade visual padronizada para todas as escolas, ambientes modernos e inovadores, revitalização de espaços comuns e áreas verdes com paisagismo, espaço para jogos educativos e interação dos estudantes, modernização das salas de leitura, além da reformulação das salas de educação especial e inclusiva.
Criatividade no contraturno escolar
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.