Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (2), mais uma roda de conversa sobre Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento, que ocorre toda primeira sexta-feira de cada mês, é aberto ao público e acontece a partir das 9h, no auditório da Casa do Café, que fica no Parque da Cidade, na avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte.
Cada encontro aborda uma Panc específica, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo, degustação da planta in natura e em preparações. Os participantes do evento ainda visitam a Horta Modelo e recebem uma muda de Panc, o que amplia o acesso às plantas.
Com a estação da Primavera chegando, neste mês serão abordadas as flores comestíveis: Flor Borboleta (Rotheca myricoides), Primavera (Bougainvillea glabra), Cosmos (Cosmos sulphureus) e Tagete (Tagetes erecta). Todas apresentam compostos bioativos com características antioxidante, anti-inflamatória e protetora para doenças cardiovasculares, neurológicas e tumorais.
As flores de Primavera também fornecem betalaína, pigmento natural com ação anti-inflamatória, anti-carcinogênica, cardio e neuroprotetora; enquanto que as flores de Cosmos são ricas em carotenoides (função antioxidante e aumento da imunidade), já as de Tagete e Luteína, fornecem proteção à saúde ocular.
O objetivo da ação é promover a alimentação saudável de forma orgânica e também sustentável, com foco na discussão sobre o benefício do resgate ao cultivo e consumo das Panc.
O encontro é uma parceria entre o Núcleo de Nutrição da Secretaria de Saúde e a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.
Pancs
As Plantas Alimentícias Não Convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos.
Seu consumo habitual era dentro das organizações familiares, mas acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.
Deste modo, o resgate ao consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regionais, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.