Urbam divulga programação dos cemitérios para o Dia de Finados
31/10/2022 11:31
Dia de Finados - Cemitério Padre Rodolfo Komorek (Centro). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-11-2019
Funcionários vão auxiliar os visitantes a encontrar os jazigos por meio de busca online - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

Funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) irão auxiliar a população na localização dos jazigos, por meio de busca online, nos cemitérios Colônia Paraíso (Morumbi), Maria Peregrina (Santana), Padre Rodolfo de Komorek (Centro) e Cemitério Distrital Eugênio de Melo, no feriado de Finados.

Eles utilizarão tablets para agilizar o atendimento às cerca de 50 mil pessoas esperadas nas visitações dos quatro cemitérios. O recurso permite também que o munícipe evite filas realizando a consulta da localização exata do jazigo em seu próprio computador ou pelo celular, por meio do link no site da Urbam.

No dia 2 de novembro, os cemitérios públicos de São José dos Campos vão abrir os portões às 7h e fechar às 18h, com exceção do cemitério Padre Rodolfo Komorek, que abrirá às 6h. A limpeza dos jazigos pelas famílias poderá ser realizada até a véspera do Dia de Finados.

Nas últimas semanas, as equipes da Urbam realizaram manutenção nos cinco cemitérios, que incluiu a pintura de guias e de alguns prédios, capina e poda, dedetizações e limpeza em geral. Banheiros químicos serão instalados para atendimento aos munícipes.

Música Sacra

Haverá apresentações de músicas sacras e eruditas nos cemitérios Padre Rodolfo Komorek (Centro) e Maria Peregrina (Santana). As apresentações serão às 10h e às 15h, respectivamente.

O repertório será apresentado pela Orquestra Esplendor.

Dengue

Equipes da Urbam e da Zoonoses vão orientar os visitantes em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue nos cemitérios.

Os vasos devem ter furos para escoamento da água e precisam ser depositados diretamente sobre os jazigos, sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água. O nível de terra dos vasos deve ser mantido até a borda.

Os cemitérios públicos são considerados pontos estratégicos pelo programa de combate à dengue da Prefeitura. Por este motivo, os locais são vistoriados e monitorados pelas equipes da zoonoses durante o ano todo.

Missas

Colônia Paraíso : 08h - 10h - 12h - 16h