São José tem interação de idosos com pessoas com deficiência
24/10/2022 17:37
Frequentadores da Casas do Idoso participam de atividades na Ágape
Apresentações artísticas emocionaram idosos e pessoas com deficiência, em mais um evento intergeracional promovido pela Prefeitura de São José - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nem a cadeira de rodas consegue conter o talento de Giovanna Amâncio da Silva, a Gigi, que tem 18 anos e muita alegria de viver.

Nesta segunda-feira (24), ela emocionou os 150 frequentadores das Casas do Idoso Centro, Sul, Norte e Leste que visitaram a Associação Ágape para Educação Especial, em mais um evento intergeracional promovido pela Prefeitura de São José dos Campos.

A Associação Ágape é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que mantém termo de parceria com a Administração municipal para atendimento de 78 crianças e adolescentes com deficiência.

Gigi, uma das atendidas pela entidade, foi a protagonista de um número de dança. Ela estava acompanhada pela mãe, a dona de casa Érica Amâncio Pereira, que tem 41 anos e mora no Jardim das Indústrias, na região oeste de São José.

Enquanto Érica dava entrevista, Gigi derramava lágrimas vendo o talento, a dedicação e a versatilidade dos colegas na apresentação da peça de teatro "O Rei e a Rosa no Mundo da Sustentabilidade", que destacou a importância da preservação do meio ambiente.

"A Gigi ficou muito emocionada com tudo. Foi um dia especial para ela e para mim. E os idosos são sempre muito carinhosos. Esta interação é sempre benéfica para todos", afirmou Érica.

Durante o evento, que lotou o auditório da Associação Ágape, foi realizada ainda exposição e venda de artesanato.


Gigi e a mãe: talento maior do que a deficiência. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Dia mágico

Os idosos também viveram uma tarde mágica, em que riram, se emocionaram e vibraram.

Mais do que isto, tiveram mais uma prova de que as deficiências físicas e a idade avançada não são empecilhos para quem gosta de pessoas e está de bem com a vida, transformando as dificuldades do dia a dia em oportunidades para mostrarem o poder da força de vontade e da superação.

"Foi um dia muito gostoso. Estes adolescentes e jovens deram show de alegria, talento e versatilidade. São exemplos para todos nós", disse o aposentado Valdecir João da Silva, que tem 61 anos e frequenta a Casa do Idoso Leste.

"Fantástico e maravilhoso. Sem palavras. Todos nós nos emocionamos muito. Esta interação com os jovens nos dá vida", afirmou a aposentada Maria Aparecida Dias, que tem 75 anos e frequenta a Casa do Idoso Norte.


Peça com lições sobre o meio ambiente e a vida. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lazer e leveza

A gerente da Associação Ágape, Lindóia Bernardino Garcia, espera que mais eventos como o desta segunda sejam realizados pela Prefeitura.

"Esta interação é fantástica e espero que se repita em breve. Foi muito bom. Nossos atendidos gostam demais destas ações que promovem interação, ainda mais com os idosos", disse Lindóia.

"Sempre que recebemos visitas, eles amam se apresentar e mostrar seus talentos. Foi um dia leve e um tempo de lazer em meio ao mundo corrido e pesado em que vivemos atualmente", completou.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Prefeitura SJC

×