Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Cerca de 12 mestres de Folias de Reis de São José dos Campos se reúnem, neste sábado (15), às 14h, no Museu do Folclore. No encontro serão discutidos detalhes sobre a participação dos grupos na abertura (início de dezembro) e fechamento do presépio (final de janeiro). As manifestações marcam o ciclo de Natal no Museu do Folclore.
A abertura do presépio deverá ocorrer no dia 4 de dezembro, data em que o museu também completará 25 anos de criação, com direito ao tradicional bolo com guaraná. Até a primeira quinzena de novembro o museu identificará uma pessoa da comunidade para montar o presépio, como ocorre todo ano.
No ano passado, presépio foi montado pela joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, sobrinha neta do violeiro José Soares da Silva, o Zé da Viola (já falecido). Aparecida contou com ajuda do marido, filhos e amigos para a montagem do presépio, uma tradição na sua família.
O giro das Folias de Reis por diferentes presépios, durante o ciclo de Natal, faz parte das manifestações religiosas e culturais destes grupos, formados por devotos de Santos Reis. Além de estudar e registrar estas ações, o museu oferece toda a estrutura para que elas continuem sendo realizadas.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.musedofolclore.org
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.