Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Milagre. Esta foi a resposta do pedreiro Ronivaldo Aparecido Leite, de 49 anos, quando foi questionado sobre um nome para seu grupo nos cursos de capacitação profissional promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos no distrito de São Francisco Xavier, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o Senai (Serviço Nacional da Indústria).
Era 26 de setembro de 2022, primeiro dia do módulo Desenvolvimento Humano, ministrado pelas equipes da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.
A perseverança de Leite foi recompensada três dias depois, quando ele conseguiu a vaga para o tão sonhado curso de Elétrica Residencial, que teve início nesta segunda-feira (10).
"Tinha duas pessoas na minha frente na lista de inscrições. Quando pediram um nome para nosso grupo, nem pensei duas vezes. Disse milagre. Porque precisava de um milagre para conseguir a vaga e isto aconteceu na mesma semana", afirmou o pedreiro, que há um ano trabalha como autônomo.
"Estou muito feliz. O curso de Elétrica Residencial vai mudar minha vida. O módulo Desenvolvimento Humano já foi muito bom e abriu minha mente para novas perspectivas de trabalho neste momento tão difícil para todo mundo", completou.
Cursos serão realizados até novembro, beneficiando 33 pessoas. Foto: PMSJC
Mais milagres
Outra integrante do grupo Milagre, a cuidadora de idosos Adriana Patrícia dos Santos, de 47 anos, está fazendo o curso Pintura Residencial, também iniciado na última segunda-feira.
O caso dela foi o contrário do vivenciado por Leite, já que precisava de que fossem preenchidas as vagas para que o curso pudesse ser confirmado.
"Disse para o pessoal durante o módulo Desenvolvimento Humano que seria um milagre se as vagas fossem preenchidas. Deu certo e agora poderemos fazer nosso curso, que nos ajudará muito", disse Adriana.
"Sou auxiliar de enfermagem, mas atualmente trabalho como cuidadora de idosos. Após concluir o curso de Elétrica Residencial, terei mais uma opção, o que é muito importante neste cenário de pós-pandemia da covid".
É mais uma ação da Prefeitura para geração de emprego e renda. Foto: PMSJC
Universo
Já o mecânico de motos André Vaculik dos Santos, de 22 anos, integrou o grupo Universo durante o módulo Desenvolvimento Humano.
"Demos o nome Universo porque nos unimos para fazer diferença. Cada um do nosso grupo e dos cursos tem seu brilho pessoal. E, quando nos unimos, somos mais fortes", afirmou Santos.
Autonomia
Os cursos de capacitação profissional Elétrica Residencial e Pintura Residencial integram o projeto Inclusão Produtiva: Mantiqueira em Movimento e estão sendo ministrados pelo Senai.
No total, serão beneficiados 33 moradores do distrito de São Francisco Xavier.
Cada curso tem dois módulos: Desenvolvimento Humano, desenvolvido pelas equipes da Prefeitura, e Gestão Empresarial, sob responsabilidade do Sebrae.
"O objetivo é despertar o melhor de cada indivíduo, encorajando-o a desenvolver e utilizar suas competências em prol de sua autonomia e da transformação da sua realidade", afirmou a responsável pelo setor de Qualificação Profissional e Treinamento da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Vânia Lúcia de Oliveira.
Emprego e renda
Os cursos integram programa de fortalecimento local em inclusão produtiva com o objetivo de propiciar a construção de novos projetos de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os conhecimentos adquiridos favorecerão o ingresso e a reinserção no mercado de trabalho através de carteira assinada ou da abertura do próprio negócio, estimulando o empreendedorismo.
É mais uma ação da Prefeitura para ampliar as possibilidades de geração de emprego e renda no município, de forma estável e digna.
Aprender fazendo
O programa de inclusão produtiva foi lançado em São José no primeiro semestre deste ano e integra o Consórcio Empreendedor, formado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Paulo, Sebrae, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).
São três fases. A primeira é de desenvolvimento humano, trabalhando habilidades socioemocionais para resgate da autoestima.
A segunda é dos cursos de qualificação e capacitação para aprimoramento das habilidades profissionais, como os que estão sendo ministrados atualmente no distrito de São Francisco Xavier. As famílias contempladas aprenderão fazendo.
A última fase é o desenvolvimento de habilidades empreendedoras para gestão do negócio e geração de emprego e renda.
Os cursos
PINTURA RESIDENCIAL
Datas:
De 10 a 24 de outubro de 2022, sempre de segunda a sexta-feira
Horário:
Das 13h às 17h
Local:
Antiga escolinha dos Remédios, sem número, bairro dos Remédios
ELÉTRICA RESIDENCIAL
Datas:
De 10 de outubro a 8 de novembro de 2022, sempre de segunda a sexta-feira
Horário:
Das 18h às 22h
Local:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mercedes Rachid Edwards (Estrada Vereador Pedro David, 19.251)
Os módulos
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Já realizado, de 26 a 30 de setembro de 2022
GESTÃO EMPRESARIAL:
Datas:
Dias 25 de outubro, 26 de outubro, 9 de novembro e 10 de novembro
Horários e locais:
• Das 13h às 17h, na antiga escolinha dos Remédios
• Das 18h às 22h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mercedes Rachid Edwards
Mais informações:
Na Subprefeitura de São Francisco Xavier e na unidade do Cras no subdistrito, vinculada ao Cras Alto da Ponte
Endereço: Rua 15 de novembro, 870, centro
Telefones: 3926-1177 e 3926-1200
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.