Três gerações de mulheres conectadas pelo projeto Decolar
11/10/2022 16:26
Projeto Decolar promove 1º Encontro Intergeracional no MIC
Talento em ação: Fernanda observa as explicações da filha para a avó - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

Avós e netos aproveitaram a manhã de sábado (8) para compartilhar conhecimentos no encontro intergeracional realizado no Museu Interativo de Ciências do Decolar. O programa tem o objetivo de desenvolver o potencial de alunos talentosos do 6º ao 9º ano das escolas de ensino fundamental integral da Prefeitura de São José dos Campos.

A aposentada Maria Celina Rodrigues Gomes participou das atividades ao lado da filha Fernanda, que é mãe de Ana Clara, integrante do projeto e está no 7º ano da Escola Municipal Luzia Levina Aparecida Borges, no Jardim Cruzeiro do Sul. Em companhia de outras 50 pessoas, entre familiares e estudantes, elas interagiram durante a programação, especialmente nas oficinas de arte, confeitaria, física e informática.

Professora aposentada da rede municipal, Maria Celina atuava na educação especial e estava na ativa quando foi instituído o Decolar. "Essa troca de experiências com os alunos, para mim, foi muito gostoso porque, além de voltar no tempo, teve a alegria também de ter a minha neta Ana Clara fazendo parte desse projeto. Foi muito gratificante."

"Eu achei o encontro intergeracional muito criativo, pois ocorreu a troca de relatos entre os avós e nós (alunos do Decolar), que trouxe uma proximidade e um tempo que aproveitamos mais com eles", afirmou Ana Clara. Ela ressalta que o programa a tem ajudado com os estudos nesses últimos tempos. "E com certeza irá me ajudar muito mais, pois temos várias atividades no nosso tempo disponível."

Na opinião da aluna, a dinâmica do projeto favorece o desenvolvimento das habilidades. "Acho magnífico podermos escolher as áreas que queremos estudar a partir do Decolar, no horário que temos disponível e tudo mais. Hoje eu participo das aulas de matemática preparatória e inglês, e os professores são incríveis. Eles nos ajudam quando preciso e são muito divertidos. Com certeza, o melhor programa para jovens."

Fernanda destacou a importância do Decolar por proporciona atividades de interesse dos estudantes, formando pessoas melhores e capacitadas. "Tivemos o prazer de participar juntas, eu, minha filha Ana e minha mãe, Maria Celina. Minha mãe é professora aposentada da rede municipal e fez um trabalho lindo com alfabetização para deficientes visuais, alfabetização em braile."

Orgulhosa pelo trabalho profissional da mãe, ela está muito feliz por acompanhar, juntas, os passos da menina no projeto. "É com muita alegria e satisfação que participamos da vida escolar da Ana Clara. Esse evento nos aproximou e foi de grande importância para todos os envolvidos, tenho certeza disso."


Encontro no MIC reuniu alunos e avós | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Talento

O Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho. A partir dessa programação, são desenvolvidas ações semanais, sempre no contraturno escolar.

Para fazer parte do projeto, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (do 2º ao 5º ano). Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×