Alunos da Fundhas recebem orientações sobre trânsito
11/10/2022 18:08
Ação Educativa FUNDHAS
Estudantes da Fundhas recebem dicas sobre segurança viária - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

O setor de educação para o trânsito EducaMob irá percorrer dez unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Sousa) para conversar com crianças e jovens de 7 a 14 anos sobre segurança no trânsito. Ao todo cerca de 3.500 estudantes estarão envolvidos.

As ações tiveram início na segunda-feira (11), com um grupo de cerca de 150 estudantes que participaram do encontro promovido na unidade da Fundhas do Dom Pedro 1º, na zona sul, nos períodos da manhã e tarde. Durante todo o mês, serão realizadas ações nas unidades.

Durante as atividades, os agentes dão dicas sobre segurança viária e travessia segura, desenvolvem atividades recreativas e simulações para o envolvimento dos estudantes.

Para o estudante do 5º ano, Miguel Lucas Ferreira, 10 anos, morador do Dom Pedro 2º, o serviço desempenhado pelos agentes da mobilidade é extremamente importante para a segurança no trânsito. “Sem eles, haveria muitas infrações e acidentes”, disse.


Nomeado agente mirim, Miguel pretende compartilhar as instruções que aprendeu sobre as leis de trânsito com adultos. “Muitos ainda não se conscientizaram da importância de dirigir sem usar o celular”.

Ainda durante o encontro, os estudantes firmaram o compromisso de fiscalizar quem estiver dirigindo durante o trajeto de casa até a escola ou em passeios, além de propagar os cuidados que o pedestre deve ter. Após o juramento, cada um recebeu seu bloco de multas para conscientizar familiares e amigos.

Para a professora de cultura maker, Rosa Maria Campos Bruni, a ação é importante porque a maioria das crianças e adolescentes da unidade utilizam a travessia pela faixa de pedestre para chegar até a escola. “Muito importante essa ação. As orientações sobre o uso do celular ao volante e os cuidados com a travessia são importantes porque agregaram conhecimento e são detalhes que estão presentes na vida das crianças e adolescentes”.

Ela destaca a criação de um círculo de proteção, onde cada um atua para proteger o outro no trânsito. “O ônibus protege o carro, que protege a moto e o pedestre. Todos cuidando uns dos outros”.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×