Patrulha Maria da Penha faz palestras em bibliotecas públicas
05/10/2022 15:52
Palestra Patrulha Maria da Penha para alunos em Eugênio de Melo
Equipe da Patrulha Maria da Penha faz palestra sobre violência doméstica na biblioteca de Eugênio de Melo - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Patrulha Maria da Penha está fazendo palestras sobre violência doméstica e familiar em bibliotecas públicas de São José dos Campos.

A primeira aconteceu nesta quarta-feira (5) na Biblioteca Helena Molina, em Eugênio de Melo, para alunos da Fundhas da faixa etária entre 14 e 16 anos.

A palestra explica o que é violência doméstica e quais são as formas de violência --física, psicológica, verbal, entre outras. O público também recebe informações sobre como é o trabalho da Patrulha Maria da Penha, da Prefeitura.

Até o momento, a Patrulha Maria da Penha já atendeu 371 ocorrências e prendeu 72 agressores desde a sua criação, em 2019. A Patrulha faz parte da GCM (Guarda Civil Municipal) e atende mulheres que já possuem medida protetiva emitida pela Justiça.

Atualmente, 68 mulheres são atendidas. A definição sobre quem deve receber o atendimento é feita pela Vara da Violência Doméstica e Familiar.

Programação

As próximas palestras estão marcadas para os dias 17 (segunda-feira), 21 (sexta) e 25 (terça) de outubro, todas no período da tarde (das 14h às 16h). As palestras são abertas ao público.

No dia 17, será na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (Centro) e no dia 21 vai acontecer na Biblioteca Pública Hélio Pinto Ferreira (Jardim das Indústrias). A palestra do dia 25 será na Biblioteca Pública Jansen Filho (Campo dos Alemães).