Prefeitura reabre inscrições para apadrinhamento afetivo
Atualizado em 05/10/2022 - 15:35
Encontro Presencial do apadrinhamento afetivo dentro do abrigo  22/12/2020
Apadrinhamentos afetivos têm transformado vidas em São José dos Campos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos retomou as inscrições para participação no programa de apadrinhamento afetivo. É o primeiro chamamento público após o início da pandemia da covid, em 2020.

Para os interessados em se candidatar, será realizado um encontro informativo no próximo dia 17 de outubro (segunda-feira), a partir das 18h, na Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508).

A reunião será conduzida pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude de São José, com colaboração da Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através do setor de Proteção Social Especial e das unidades de acolhimento institucional (abrigos) para crianças e adolescentes.

No encontro, que também contará com o apoio de universidades do município, os candidatos a padrinho serão orientados sobre os objetivos e critérios do programa, além de tirarem dúvidas.

Para inscrição neste primeiro encontro, é necessário se inscrever, preenchendo formulário. Foram disponibilizadas 150 vagas.

Os munícipes que se enquadrarem nos pré-requisitos estarão aptos para as próximas etapas do processo.

Para saber mais sobre o apadrinhamento afetivo e os pré-requisitos para participação no programa, acesse o site da Prefeitura.

Preparação

Após a reunião do próximo dia 17, terá início o processo de formação, com seis encontros presenciais com o objetivo de capacitar os candidatos para a experiência do apadrinhamento afetivo e prepará-los para o pareamento (quem vai ficar com quem) com as crianças e adolescentes, que também são preparados.

Posteriormente, será promovido processo de aproximação entre os candidatos a padrinhos e madrinhas e as crianças e adolescentes. São encontros lúdicos, em que todos se conhecem por meio de brincadeiras, jogos e conversas.

O próximo passo é o pareamento. Vencidas todas estas etapas, tem início a convivência individual entre padrinhos e madrinhas e as crianças e adolescentes.

O programa prevê a convivência frequente, dentro e fora do serviço de acolhimento municipal (abrigos). Padrinhos e madrinhas tornam-se referências afetivas, que colaboram com o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Mudança de vida

A participação no programa tem transformado as vidas dos padrinhos e madrinhas e das crianças e adolescentes.

É o que aconteceu com o professor Carlos Augusto Priante da Silva, que tem 30 anos, mora no Jardim Ismênia, na região leste, e é padrinho afetivo de um adolescente.

"Posso dizer que meu afilhado realmente mudou minha forma de ver o mundo. Acompanhá-lo em sua vida se tornou um de meus objetivos principais", disse Silva.

"A amizade com os afilhados é essencial. E as bases para construir tudo foram os encontros preparatórios e as equipes que nos ajudaram, e continuam ajudando, em todo este processo”, completou.

O programa

O apadrinhamento afetivo traz para meninos e meninas acolhidos em entidades assistenciais a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma.

As crianças e adolescentes incluídos têm entre 0 e 18 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço de acolhimento (abrigo municipal).

Iniciado em São José dos Campos no ano de 2017, o programa era coordenado pela Vara da Infância e Juventude.

Em 2020, a seleção e formação dos padrinhos passou a ser uma responsabilidade conjunta da Vara da Infância, da equipe de assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura e do Instituto Fazendo História, entidade não-governamental escolhida pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) para capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de apadrinhamento afetivo.

Retomada

Esta união de esforços facilitou o processo de inscrição e trouxe mais publicidade ao programa, ampliando as chances das crianças e dos adolescentes de receberem a atenção e o carinho dos padrinhos escolhidos.

No último processo, ocorrido em 2020, foram realizados 12 apadrinhamentos. Destes, 3 foram de crianças com idades entre 0 a 6 anos, 2 de 6 a 12 anos, 6 de 12 a 18 anos e 1 de criança com deficiência.

Agora, com a redução dos casos de covid, a Prefeitura e as entidades parceiras puderam retomar as inscrições e encontros presenciais, como o programado para o próximo dia 17.

Encontro presencial

Data: 17 de outubro (segunda-feira)
Local: Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508)