Evento conscientiza público sobre prevenção ao câncer de próstata
Atualizado em 29/11/2022 - 11:57
Exposição Laço Azul no Parque Vicentina Aranha. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-11-2022
Novembro Azul percorreu parques e shoppings para levar orientações à população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Saúde

No encerramento da programação do Novembro Azul, a Prefeitura de São José dos Campos destaca a prevenção ao câncer de próstata. O evento, em parceria com a Associação Sanja+, será realizado nesta quarta-feira (30), às 14h, na Câmara Municipal.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Serão realizadas cinco palestras, que abordam autocuidado, fatores de risco, diagnóstico, tratamento, prevenção e fatores psicológicos. Haverá também uma reflexão sobre a masculinidade, com psicólogos, médicos clínicos e cardiologistas.

• 14h – Abertura oficial
  • 14h15 – Programa Previna, com a médica oncologista Elitânia Pontes, responsável pelo Núcleo Previna, da Prefeitura
  • 14h40 – Auto Amor, Auto Cuidado e Saúde do Homem, com o médico cardiologista Lian Cristiano Gigliotti de Sousa
  • 15h – Fatores de Risco, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento, com a médica clínica geral Cláudia Barros Larica
  • 15h20 – Apoio Psicológico após o Diagnóstico da Doença, com a psicóloga Isabella Ferraz de Oliveira
  • 15h50 – Paradigmas e Reflexões sobre a Masculinidade, com o psicólogo Reginaldo José de Lima Filho
  • 16h30 – Roda de perguntas
  • 17h – Encerramento

Doença

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial. No decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).

No Brasil, estimam-se mais de 65 mil novos casos no período de 2020 a 2022. Esse número corresponde a um risco estimado de 63,94% para cada 100 mil pacientes na região sudeste, e de aproximadamente 18 novos casos mensais em São José dos Campos. Os dados apontam que é de 16% o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida.

Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

O atendimento preventivo é realizado nas 40 UBS Resolve e nas 5 USF em todas as regiões do município. E é necessário buscar a unidade de referência do bairro.