Pedagogia dos Sonhos: crianças plantam árvores na região leste
23/11/2022 17:01
Emei Lourdes - pedagogia dos Sonhos: árvores de presente para a escola
O projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos acontece nas escolas infantis, com turmas do Pré 2, durante todo o ano letivo e encerra com a conquista de um sonho coletivo dos pequenos. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Uma turma do Pré 2 da Emei Lourdes de Oliveira Mendes, no Jardim Pararangaba (região leste), realizou na tarde desta quarta-feira (23) o sonho coletivo de plantar árvores frutíferas no parque da escola. A ação é como um presente dado à escola, na conclusão do ciclo das crianças na Educação Infantil e faz parte de uma série de ações do projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos. 

“Quando fomos trabalhar o sonho coletivo com a turma, durante  o projeto, surgiram várias ideias de espaços e coisas que eles gostariam de presentear a escola. As crianças estão numa fase de muito interesse e curiosidade sobre a natureza. Lembraram que uma chuva forte derrubou algumas árvores do parque e decidiram plantar árvores frutíferas”, conta a professora Kátia Mariano.

“Eles participaram de todo o projeto, trazendo lembranças e pensando no futuro, quando outras crianças poderão brincar na sombra dessas árvores”, disse Kátia. 

Plantando o futuro

Mudas de pé de acerola, mangueira, amoreira e pitangueira identificadas com o nome da turminha agora fazem parte do parque da escola infantil presente no bairro há mais de 12 anos e, como disseram os alunos, “vão dar frutos daqui a um tempo”. 

As atividades fazem parte do projeto da rede de ensino municipal Pedagogia Empreendedora dos Sonhos que acontece nas escolas da Educação Infantil e deixam lembranças, aprendizado e um legado para as crianças e as unidades escolares. 

“A gente teve um sonho de plantar novas árvores na escola, isso é muito legal”, disse Pedro Bezerra Silva, 5 anos.

“Teve uma chuva forte que derrubou as árvores, agora vamos plantar outras. Os pequenos vão poder ver as árvores grandes, vamos cuidar delas com água”, afirmou Vinicius Lima Pereira, 6 anos. 

“Gosto da escola e do nosso parque colorido”, comentou Alice Beatriz Fernandes Ramos de Paula, 6 anos. 

“A natureza é importante porque dá frutas, flores, água e espaços para a gente brincar”, destacou Vinicius.

 

Educação Empreendedora 

O Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos estimula as crianças a sonharem e empreenderem os seus sonhos nas escolas infantis da rede de ensino municipal. A Educação empreendedora também faz parte do currículo escolar da rede municipal e é coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora). 

Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura mantém desde 2017 programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 15 anos, com o Empreende Startups Educacionais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×