Galerias do Empreendedor completam 10 anos em São José
23/11/2022 15:39
Galeria do Empreendedor 10 anos
Empreendedores da galeria localizada no Putim comemoram 10 anos do programa - Foto: PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O programa Galerias do Empreendedor da Prefeitura de São José dos Campos, que apoia pequenos e microempresários em bairros distantes do centro, completa 10 anos nesta semana. No período, 99 empreendedores foram beneficiados.

Para comemorar a data, o Parque Tecnológico, que gerencia o projeto, programou várias atividades nas galerias localizadas no Campo dos Alemães e no Putim.

No ano passado, o programa Galerias do Empreendedor ficou entre os 10 projetos finalistas de soluções inovadoras para o mercado. O prêmio "Inspiring Solutions" avaliou o impacto de projetos criados por ambientes de inovação de todo o mundo.

Para os pequenos empreendedores, o programa é sinônimo de oportunidade.

É o caso de Alan Rafael Cabral, morador do bairro do Putim, que aos 24 anos sempre sonhou em abrir um negócio. No início do ano quando foi lançado o edital para a seleção de três novos empreendedores para a galeria localizada no bairro, ele se animou.

“Propus um modelo de negócio voltado para a venda de eletrônicos e inseri no projeto a possibilidade de a loja ser um ponto de recolhimento de resíduos eletrônicos, que faltava no bairro”, afirma.

“Estou aqui há três meses e estou muito satisfeito com o apoio de todos. O faturamento também tem sido positivo.”

Antes de abrir a sua loja de doces e bolos e encontrar sua verdadeira vocação, Lidy Nóbrega, trabalhou na área de saúde como enfermeira e diz que o apoio que recebeu foi fundamental para começar a empreender.

Ela iniciou sua atividade no programa de capacitação e desenvolvimento de micro e pequenos empreendedores Empreenda On, mantido pelo Parque Tecnológico.

“Aqui temos toda uma estrutura, como a segurança, limpeza, banheiros e isso facilita bastante. A galeria foi um divisor de águas na minha vida. Cheguei a abrir uma loja na pandemia, mas precisei parar e recomecei minha vida aqui”.

“Sempre tive a vontade de ter uma doceria aqui no meu bairro. Porque assim contribuo para o desenvolvimento do bairro e dou opção para as pessoas que moram aqui”, disse ela.

Escala

Depois de participar da primeira turma do projeto e trabalhar por cinco anos com uma ótica na galeria no Putim, Clélia Rosângela Barros enxergou novos horizontes e hoje possui duas lojas na região sudeste de São José dos Campos.

Clélia fez questão de voltar às origens e durante a semana de aniversário da galeria oferece serviços gratuitos de optometria (exame de acuidade visual) no local.

“Quando começamos não tínhamos nenhum prédio aqui do lado. Hoje temos um bairro em pleno desenvolvimento”, disse ela, orgulhosa.

“Sempre quando tem algum evento, faço questão de participar e também ajudo a divulgar as lojas do mini shopping”, conclui Clélia.

As galerias

Criadas em 2012, as Galerias do Empreendedor funcionam como centros comerciais em bairros mais distantes do centro cidade.

O objetivo é apoiar e incentivar o empreendedorismo junto às comunidades locais, impulsionando a economia criativa e estimulando os pequenos negócios e a geração de emprego e renda.

O projeto é gerenciado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos que, além de outras mentorias, oferece vários tipos de treinamento aos empreendedores, com acompanhamento contínuo dos participantes do programa.

O processo de seleção dos empreendedores é feito mediante  edital de chamamento público.

Atualmente, as galerias contam com 17 lojas no total. Outras duas devem iniciar as atividades até o final do mês.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×