São José dá largada ao Plano Diretor de Drenagem Sustentável
Atualizado em 22/11/2022 - 17:11
Parque Linear Santa Júlia. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-06-2021
A bacia do Santa Júlia é uma das 3 áreas onde serão feitos os estudos técnicos da segunda etapa - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em reunião realizada segunda-feira (21), no Paço Municipal, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, vinculada à USP (Universidade de São Paulo), que desenvolverá os estudos técnicos da segunda etapa do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

Nessa fase, a Prefeitura pretende avançar nos aspectos de qualidade das águas urbanas, além de aprimorar e diversificar os métodos de controle de quantidade, que evitam alagamentos e inundações. Para isso, deverá ser estudada e proposta uma série de tecnologias sustentáveis que potencializam a infraestrutura verde e azul, também conhecidas como soluções baseadas na natureza, valorizando áreas verdes e rios.

A FCTH fará diagnósticos detalhados, incluindo modelagem hidráulico-hidrológica e análises de qualidade da água em três bacias hidrográficas – localizadas nas regiões sul (Senhorinha), sudeste (Santa Júlia) e leste (Santa Hermínia) –, que darão subsídios para a construção do Manual de Manejo Sustentável de Águas Pluviais. O plano também terá oficinas, capacitações e curso de extensão, além de anteprojeto dessas bacias e projetos de cocriação de infraestrutura verde junto à comunidade.

Esse projeto foi viabilizado por meio de edital do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul para captação de reembolsáveis do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O contrato com a FCTH, no valor de R$ 996.833,65, tem previsão de 18 meses para ser executado.

Parque Senhorinha

Situado em uma das áreas de estudo, o Parque Fluvial Senhorinha também foi selecionado como um dos 10 projetos do primeiro Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades WRI (World Resources Institute). Nesse programa de capacitação e mentoria, ao longo do primeiro semestre de 2023, os técnicos da Prefeitura receberão consultoria especializada para o desenvolvimento do projeto, considerando a viabilidade técnico-operacional, financeira e redução de riscos.

Também será oferecido suporte institucional para capacitação de equipe para que projeto incorpore as melhores práticas em soluções baseadas na natureza. A sinergia dessas iniciativas servirá para ampliar o conhecimento local e impulsionar a adoção dessas soluções em prol do desenvolvimento da cidade inteligente, resiliente e sustentável.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×