Força-tarefa da Prefeitura conclui limpeza de casa em São José
18/11/2022 15:26
acumula fim
A limpeza total do imóvel demorou 3 dias para ser concluída, no Jardim da Granja - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou nesta sexta (18) a força-tarefa para a limpeza do imóvel de um casal que sofre de transtorno de acumulação compulsiva. No total, foram retirados 20 caminhões basculantes carregados de materiais inservíveis, totalizando 30,5 toneladas.

O imóvel fica no Jardim da Granja e estava lotado de lixo doméstico, entulhos, restos de construção e material reciclável sem condição de aproveitamento. A operação começou na quarta-feira (16) e foi feita com autorização judicial por se tratar de imóvel particular.

No primeiro dia da limpeza, foram retirados 12 caminhões basculantes do local e não foi possível encerrar o trabalho no mesmo dia. Dois carros que estavam na entrada da casa estavam cobertos de lixo e tiveram que ser guinchados. 

A ação foi coordenada pela Secretaria de Proteção ao Cidadão e envolveu a Urbam e as secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana, Apoio Social ao Cidadão e Serviços Municipais. Essa é a segunda ação do tipo na mesma casa. Em 2016 foram retiradas 30 toneladas de lixo. 

Depois dessa primeira limpeza, o imóvel continuou sendo monitorado e o problema começou a se agravar no ano passado, levando a Prefeitura a recorrer à Justiça para ter acesso ao local.

Vizinhos do casal acompanharam a limpeza e agradeceram as providências. Eles se queixaram de bichos, principalmente ratazanas e caramujos, nos imóveis da rua.

Denúncias

Quem souber de caso de acumuladores próximo da sua casa pode entrar em contato com a Prefeitura de São José dos Campos pelo canal 156. 

O caso é encaminhado para o Departamento de Fiscalização, que vai verificar o local e analisar a gravidade da situação em relação à saúde pública. Nesse caso, o primeiro passo é notificar o proprietário do imóvel para fazer a limpeza do local.

A segunda etapa, em caso de não atendida a notificação, a Fiscalização aplica multa de acordo com a legislação municipal. E em casos de necessidade, a Prefeitura solicita à Justiça permissão para entrar no imóvel e fazer a remoção do material inservível.





 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×