Evento aborda detecção precoce de câncer ginecológico e mamário
18/11/2022 16:07
Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-11-2022
Dr. Luiz Henrique Gebrim, do Hospital Pérola Byinton, foi um dos palestrantes do evento - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Saúde

Os profissionais de saúde da rede pública de São José dos Campos participaram nesta sexta-feira (18) do Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Pérola Byinton, de São Paulo. O evento foi totalmente gratuito e enfatizou em sua programação a detecção precoce do câncer ginecológico e mamário.

O curso contou com palestras de especialistas como o Prof. Dr. Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byinton, além de outros especialistas.

“O hospital é uma das maiores referências neste tema em toda a América Latina e oferecer este curso para nossos médicos e enfermeiros da Atenção Primária e da Atenção Secundária é primordial para termos ainda mais agilidade nos diagnósticos precoces da doença nas mulheres”, destacou a médica responsável pelo Núcleo de Saúde da Mulher, Dra. Valquíria Roveran.

Para a médica da saúde da família Dra. Jéssica Freitas, da UBS Resolve do Novo Horizonte, o encontro é uma "boa oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre os casos de rastreamento para uma triagem cada vez mais resolutiva de lesões suspeitas de malignidade".

Já a enfermeira Gisela Del Rio Duarte Cordeiro, da UBS Resolve do Bosque dos Eucaliptos, disse que as unidades básica de saúde estão totalmente inseridas no contexto, e "o curso reforça essa importância da porta de entrada do sistema de saúde para as mulheres".

Prevenção

Atualmente, as demandas por mamografias no município têm sido absorvidas dentro do mesmo mês e não há fila de espera, ou seja, os pacientes que passam em consulta médica ou de enfermagem nas UBSs da cidade tem seus exames agendados dentro de 30 dias. Nos seis primeiros meses de 2022 foram realizadas mais de 33.400 mamografias, tanto de rastreamento quanto as unilaterais (casos que já possuem nódulos palpáveis).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×