Ações de conservação de primatas buscam envolver a população
Atualizado em 13/12/2022 - 09:53
Conservação de Primatas
As florestas de São Francisco Xavier são um santuário para os muriquis. Imagem: Letícia Almeida Moura - Foto: Divulgação

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com o objetivo de convidar a população a participar de atividades de proteção da natureza e conservação de espécies de primatas, a Prefeitura de São José dos Campos quer estimular ações de ciência cidadã. Uma das formas de contribuir é por meio do envio de fotos, vídeos ou áudios – com indicação do local ou ponto de referência onde os animais foram avistados – para o Whatsapp da subprefeitura, cujo número é 12 99618-3505.

Uma campanha via redes sociais vai incentivar a coleta de dados e se estenderá por meio de atividades educativas na comunidade. Todo o material fará parte de um banco de conhecimento e poderá ser consultado na página do programa Primatas de São Francisco Xavier da plataforma Inaturalist, que conecta biólogos, outros cientistas e cidadãos, que podem interagir e auxiliar na identificação das espécies da fauna e flora que forem encontradas.

São Francisco Xavier é uma das raras regiões do Estado de São Paulo e mesmo da mata atlântica onde ocorrem cinco espécies de primatas, algumas bastante ameaçadas, como o muriqui (Brachyteles arachnoides), o maior macaco das Américas, e o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita). Ali também é o habitt do bugio (Alouatta guariba), muito afetado com o surto de febre amarela há dois anos, o macaco-prego (Sapajus nigritus) e o sauá (Callicebus nigrifrons). A existência de importantes remanescentes do bioma mata atlântica, que dominam a paisagem do distrito, propiciam um ambiente que permite a sobrevivência de vários animais silvestres, os quais têm chamado a atenção dos moradores e gerando muitos registros nas redes sociais.

Envolver as pessoas em iniciativas de caráter científico é uma forma de aliar as descobertas ao entendimento das condições de existência e modos de vida das espécies. A oportunidade de contribuir com a produção de dados valoriza os cidadãos como participantes da construção do conhecimento e da conservação da biodiversidade.

Esse esforço do Município tem o apoio de diversas instituições: Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Primatas Brasileiros (CPB), ICMBio, Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Associação Regenera Yama. Um dos resultadas da parceria é a criação do programa de conservação do muriqui e de outros primatas de São Francisco Xavier e região.