Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
As notícias sobre a guerra na Ucrânia chegaram até as crianças do pré 2 da Emei Marilda Aparecida Montemor, no Jardim Oriente, região sul de São José dos Campos, e impactaram o sonho coletivo da turminha de 23 alunos de 5 e 6 anos de idade.
A abordagem sobre a guerra foi feita com todo o cuidado, levando lições aos pequenos, desde a localização geográfica do país afetado até a importância de valores universais como respeito, solidariedade, união, amor e a busca pela paz. As atividades fazem parte do projeto da rede de ensino municipal Pedagogia Empreendedora dos Sonhos e ultrapassaram fronteiras.
As crianças escreveram “cartas de esperança” para uma comunidade de ucranianos que reside em São José dos Campos e, nesta quarta-feira (9), puderam conhecê-los pessoalmente e compartilhar um café da manhã brasileiro na escola, além de trocar experiências, com ajuda de um tradutor voluntário. O encontro foi celebrado com a música “Sal da Terra”, do cantor Beto Guedes, apresentada pelos pequenos.
O projeto "Levar paz aos Ucranianos" foi conduzido com sensibilidade e carinho pela professora Cristina Helena Sarmento, que explica: “fizemos rodas de conversa pensando em como pôr fim na guerra, mostrei onde o país ficava no mapa e também fizemos pesquisas para que eles pudessem conhecer mais sobre a cultura, dança e culinária da Ucrânia”.
“Foi muito especial, as crianças participaram de cada etapa, ajudaram a enfeitar a sala com imagens da cultura e culinária , e receberam as visitas com expressões como: ‘bom dia’ e ‘bem vindos’. No final todos estavam emocionados, as crianças sentiram que puderam transmitir um pouco de paz e amor aos novos amigos. A aprendizagem do dia é que o sonho não vê fronteiras”, afirma a professora.
Os pais aprovaram a ideia e se disseram encantados com a forma como o tema foi trabalhado com os alunos. "Minha filha amou a experiência. O que ela mais gostou foi de cantar para eles. Achei a ideia fantástica de demonstrar a realidade difícil que nossos irmãos estão passando e recebê-los com a doçura e a pureza das crianças”, disse Bruna Costa, mãe da Ana Clara da Costa Silva.
Richard Sutter, pai da Eloá Rodrigues Sutter, conta como que o projeto refletiu na rotina em casa. “Gostamos muito, pois nossa pequena se mostrou super interessada na cultura do país. Agora, quando acorda, nos saúda com Dobroro Hanku (Bom dia) e quando chega a recebemos com Laskavo Prosymo (Bem-vinda).”
"Eu achei legal, brinquei e conversei com os ucranianos, mas não entendi muito bem o que eles falavam. Aprendi que eles gostam do Brasil e que também não podemos falar só de guerras, mas de amor e paz”, comentou Nicolas Cardoso Malagó, do Pré 2.
Davi Alfredo Rosa, 6 anos, se disse feliz em ver que “os ucranianos se apaixonaram pela música que eles cantaram”.
Empreendedorismo
O Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos estimula as crianças a sonharem e empreenderem os seus sonhos nas escolas infantis da rede de ensino municipal. A Educação empreendedora também faz parte do currículo escolar da rede municipal e é coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora). Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura mantém desde 2017 programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 15 anos, com o Empreende Startups Educacionais.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.