Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade
Na tentativa de salvar uma palmeira de espécie Jerivá, que pertence ao Jardim Burle Marx, no Parque da Cidade, a Prefeitura de São José dos Campos não tem medido esforços. Uma das quatro árvores que fica entre a área social e os aposentos da Casa Olivo Gomes, tombou sobre o telhado após a chuva que caiu no dia 29 de outubro.
Na tempestade foram mais de 80 ocorrências entre quedas de galhos e árvores em várias regiões da cidade. Os fortes ventos que chegaram a 66 km/h fizeram com que as equipes de várias secretarias fossem mobilizadas para atender à população em atendimentos pontuais, retirando os galhos para desobstruir ruas e orientando os munícipes em locais que ficaram sem energia.
No Parque da Cidade, durante a chuva, a palmeira que fica ao lado de outras três, tem cerca de 16 metros de altura, tombou parcialmente e ficou encostada no telhado da residência. Como o Jardim é tombado pelo Patrimônio Histórico, a Prefeitura resolveu voltar a árvore para seu local de origem e fazer um tutoramento de três metros de altura, em madeira, na tentativa de salvar a Jerivá.
A próxima etapa é fazer uma poda nas folhas secas das quatro palmeiras para reduzir o peso e aumentar a resistência aos ventos. Será compactado o solo da base do caule e acompanhar a recuperação da espécie.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.