Prefeitura promove ações durante Novembro Azul
03/11/2022 14:55
Novembro Azul na Secretaria da Saúde
Ações de promoção à Saúde do Homem acontecerão nos shoppings e parques - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Saúde

Chegou a hora de falar da Saúde do Homem e, para isso, a Prefeitura de São José dos Campos vai promover durante todo o mês de novembro ações educativas nos shopping e parques da cidade.

O "Novembro Azul” é a época do ano destinada às ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial. Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).

No Brasil, estimam-se mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata nos anos de 2020 a 2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 63,94% para cada 100 mil pacientes na região Sudeste, e de aproximadamente 18 novos casos mensais em São José dos Campos. Os dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida é de 16%.

Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.

O atendimento preventivo é realizado nas 40 UBS Resolve e nas 5 USF em todas as regiões do município. E é necessário buscar a unidade de referência do bairro.

Programação

7/11 a 11/11 - Exposição do laço azul no Paço Municipal.
11/11 a 18/11 - Exposição do laço azul no shopping Jardim Oriente, das 10h às 22h.
20/11 – Caminhada, Prática do Lian Gong com o Núcleo de Terapias Interativas, além de ação de orientação em saúde com alunos de enfermagem e equipe do Núcleo Previna, no Parque da Cidade, das 8h às 13h
21/11 a 25/11 - Exposição do laço azul no shopping Center Vale, das 10h às 22h.
27/11 - Ação de orientação em saúde com alunos de enfermagem e equipe do Núcleo Previna no Parque Vicentina Aranha, das 8h às 13h.
30/11 – Palestras de Conscientização sobre o câncer de próstata em parceria com a Associação Sanja +, na Câmara Municipal, das 13h às 17h.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

Prefeitura SJC

×