S. José inicia atendimento domiciliar odontológico para acamados
31/03/2022 18:13
Início do PAD Odonto - Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico
O projeto piloto do PAD Odonto foi iniciado com uma moradora do bairro Dom Pedro 1º, na região sul - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quinta-feira (31), o projeto piloto do PAD Odonto (Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico). O serviço dará mais comodidade e autonomia para as pessoas que estão acamadas.

O projeto foi iniciado com a munícipe Neide Apolinário do Nascimento, que tem 67 anos e mora no Dom Pedro 1º, na região sul de São José dos Campos. Sempre acompanhada do marido, Edézio Santos da Silva, de 73 anos, e da cuidadora Érica, ela recebeu a equipe com muito carinho e simpatia.

A equipe é formada pela cirurgiã dentista doutora Caroline Fernandes e pela a técnica em saúde bucal Ellen Alves Almeida Sales, que utilizam um consultório odontológico portátil totalmente equipado para o serviço.

No serviço, as profissionais realizam a higiene bucal e ensinam, tanto a pessoa acamada como o cuidador (a) ou responsável, a mantê-la.

Agora, a proposta da Prefeitura nesse projeto piloto é iniciar o atendimento de outros acamados da região da UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve do Dom Pedro 1º com o objetivo de, futuramente, ampliar esta modalidade de atendimento para os demais pacientes do município.

“Achei ótimo, muito bom. Facilita muito para ela e para mim, que tenho que transportá-la quando necessário”, disse Edézio, esposo da dona Neide.

Atenção domiciliar

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde nº 825, de 25 de abril de 2016, a atenção domiciliar consiste na modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.

Tal medida prevê reduzir a demanda por internações, humanizar o atendimento básico à saúde e desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.

A atenção domiciliar à saúde bucal propicia a valorização da promoção da saúde bucal e a prevenção de doenças advindas da cavidade oral, além de possibilitar a realização de procedimentos odontológicos para pacientes acamados.

Promove, ainda, um cuidado que amplia a capacidade da autonomia e da corresponsabilidade do cuidado através da integração paciente-cuidador.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×