Assistentes sociais contribuem com Educação Integral
Atualizado em 31/03/2022 - 17:29
Serviço Social nas escolas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-03-2022
Firmada há oito meses, a parceria entre Serviço Social e Educação tem bons resultados nas escolas municipais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Há cerca de oito meses, a rede de profissionais da Educação municipal conta com parceiros do Serviço Social trabalhando em ações conjuntas dentro das escolas. O atendimento contribuiu na implantação dos critérios da Educação Integral e soma forças nos projetos com o SOE (Setor de Orientação Educacional) das 50 unidades escolares. Na Educação Infantil, os assistentes sociais atuam juntamente à equipe técnica.  

O serviço é uma das metas do Plano de Gestão 2021-2024 em prol de um atendimento mais completo na Educação e foi possível por meio de convênio com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). 

Parceria com as famílias 

Na região norte, a assistente social Vilma Paranhos trabalha em parceria com toda a equipe da Emef Profª Vera Babo de Oliveira e, nestes primeiros meses, já percebeu a importância da união entre o Serviço Social e a Educação para amenizar impactos da pandemia da covid-19 e estreitar vínculos com as famílias dos estudantes. 

“Trabalhamos com Proteção Básica e desde o início, quando chegamos nas escolas, fazemos o acompanhamento e agimos diretamente com os casos mais vulneráveis. Seguindo os critérios da Educação Integral pudemos fazer a triagem e, em seguida, oferecer as opções. Nossa cidade oferece diversas opções para crianças, adolescentes e jovens, para atender e cuidar de todos”, disse Vilma. 

“A escola passa muitas atividades para aprender. Gosto muito das aulas de música. Artes e Educação Física também são importantes porque ajudam a gente a aprender mais, se mexer e cuidar do corpo”, afirmou Isaac Daniel Casimiro, 7 anos, do 2º ano. 

Segundo os estudantes de 10 anos do 5º ano Iago Soares de Andrade e Heloise Ribeiro de Oliveira, poder conversar com a assistente social “é algo bom que melhora o dia a dia das aulas”. As crianças aprovam também as opções como basquete, futebol e musicalização no Integral durante o tempo extra na escola.

Parceria com os alunos

Antônio Leandro Santos do Nascimento trabalha como Assistente Social desde julho de 2021 na Emef Profº Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães. na região sul. De maneira particular e especial, se identifica com cada história e toda realidade vivida diariamente no local por ter sido um ex-aluno da Unidade há 28 anos.

“Estudei aqui, conheço até alguns pais que no passado estudaram comigo e hoje trazem os filhos para as aulas. O prédio era completamente diferente, a maioria já se conhece e a comunidade é acolhedora. Nosso trabalho também é acolher a todos, formar vínculos de confiança e amizade em cada projeto com a escola”. 

Numa roda de conversa com Leandro, o trio de alunas Geovanna Victoria Duarte Vieira, 11 anos, do 6º ano, Emilly de Souza, 12 anos, do 7º ano, e Viviane Larissa Camargo dos Santos, 14 anos, do 9º ano, compartilha interesses e sonhos em comum como “ter um futuro melhor, com bom emprego”.

“Eu não sabia muito bem trabalhar em equipe e a Educação Integral está me ajudando nisso. Sei que é importante para o mercado de trabalho. Gosto também do Prepara São José, acho muito importante para as provas que vou fazer e para o estudo no futuro”, disse Viviane. 

“Com o assistente social na escola a gente tem mais alguém para conversar e receber ajuda para que nossas necessidades sejam atendidas. Se precisarmos, sabemos que podemos contar com ele”, afirmou Geovanna. 

“Nosso desafio e missão é trabalhar para mostrar e motivar os alunos que eles podem mudar de vida e sonhar por meio da Educação. Este é o caminho”, disse Leandro. 

Vem pro Integral!

“As atividades da Educação Integral foram pensadas e planejadas considerando a formação completa dos alunos, considerando as dimensões física, cultural, social, intelectual e afetiva, atendendo também os interesses deles", afirmou Ana Cláudia dos Santos, orientadora educacional responsável pela Educação Integral. 

"As atividades têm apoio de parceiros e das equipes das escolas que possibilitam a realização e, aos poucos, elas já vão se tornando parte da rotina escolar de cada criança e adolescentes nas nossas escolas”, completou. 




MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×