Beatriz Rosa
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Um grupo de 26 pessoas participou de uma visita guiada ao Museu Interativo do Lixo e ao núcleo de atividade socioambiental e artístico-cultural, o CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti) na manhã deste sábado (26). Os passeios são gratuitos e fazem parte do City Tour, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio do Departamento de Turismo.
O Museu Interativo do Lixo é a mais nova atração do Programa Lixo Tour, mantido pela Urbam (Urbanizadora Municipal S/A) e passou a fazer parte do City Tour. Reformulado e com abordagens dinâmicas e interativas a nova atração agradou os visitantes.
A pedagoga Laura Daud, 37 anos, levou o filho João Guilherme Daud Moreno, 6 anos, para o City Tour batizado de ‘tour da sustentabilidade’. “Meu filho adora o tema sustentabilidade e a cidade tem muito para ser explorada. Esse city tour nos leva a criar consciência sobre os resíduos e conhecer melhor nossa cidade”, disse.
Seu filho João participa de city tours na cidade desde os três anos de idade. Ele já conhece o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) e o MIC (Museu Interativo de Ciência). “É um aprendizado que ele leva para a escola e divulga para outros colegas. Esses passeios são ricos em conhecimento”, completou.
Durante o tour, João Guilherme destacou seu interesse pelo tour virtual do museu e pela Recicloteca.
Com o uso de um tablet, o visitante tem acesso a um recurso de realidade aumentada dos objetos dispostos no museu, além de dados sobre sua história.
Já a família Martins se divertiu na Recicloteca, que apresenta uma série de objetos e brinquedos produzidos por meio da reciclagem, como bolsas e roupas feitas a partir de garrafas pet e outros materiais.
A servidora pública Sueli Ribeiro Martins, 51 anos, levou o marido, as duas filhas e a neta Manuela, 6 anos, para participar do city tour pela primeira vez. Mas foi o interesse da neta em reciclagem que levou toda a família.
“Minha neta ama reciclagem. Tem brinquedos feitos com papelão. A possibilidade de saber mais sobre o processo de reciclagem nos motivou a trazê-la”, disse.
Sonia conta que a família já faz a separação do lixo reciclável, mas que a partir de agora, elas pretendem avançar ainda mais na sustentabilidade. “Percebemos no centro de triagem a separação dos itens por tipo e nós sempre misturamos os recicláveis. A partir de agora, iremos separar, papelão de plástico e vidro para facilitar o trabalho deles”, completou;
Roteiro
Além de conhecerem o Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca, o grupo também participou de uma palestra na sala ambiental. Em seguida, realizaram um tour de ônibus pelo aterro sanitário, transbordo de resíduos críticos, central de biogás, viveiro de mudas e pelas lagoas de chorume.
Eles também conheceram o CAEB (Centro Ambiental) inaugurado em março de 2017 com o objetivo de se tornar um núcleo de atividades socioambiental e artístico-cultural.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.