CCZ realiza vacinação de mais de 200 pets neste sábado
Atualizado em 28/03/2022 - 13:39
Vacinação Antirrábica e adoção de Cães e Gatos no CCZ
A família Negreiro da Vila Maria levou seus seis pets adotados para vacinação no CCZ - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Saúde

Cerca de 370 pessoas participaram da feira de adoção de cães e gatos e da vacinação antirrábica gratuita realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), na manhã deste sábado (26). Foi a primeira vez que a Prefeitura disponibilizou a vacinação aos sábados durante a Feira de Adoção.

Ao todo, foram aplicadas 211 doses de vacina antirrábica, com a vacinação de 168 cães e 43 gatos.

 

A pitbull Akira de quatro meses tomou sua primeira dose da antirrábica no colo de sua tutora, a dona-de-casa, Bruna Estefany Lima, 32 anos, moradora do Parque Industrial. Akira, que chegou na casa da família há pouco mais de um mês, é tratada como a caçulinha da família. “É igual um filho, tem que zelar como se fosse uma criança e cuidar da vacinação”, disse. A pitbull é o primeiro cachorro da família e sua adoção é fruto de um pedido de sua filha caçula, Manuela, de 4 anos. “Ela pediu um cachorro, então resolvemos adotar o filhote. Agora é mais um filho na família”, disse.

A família Negreiro, da Vila Maria, na região central, levou seus seis cães para a vacinação. Todos os pets são adotados e alguns deles já foram vítimas de maus tratos. 

“Temos um amigo veterinário que nos aciona quando algum animal é abandonado. Já chegamos a ter oito cachorros”, disse a dona-de-casa Fátima de Paula Negreiros, que carregava sua cachorrinha Sofia de dois anos e meio no colo. Sofia que já foi vítima de maus tratos não desgrudava da nova tutora.

O interesse pela adoção de tantos animais surgiu de sua filha Tatiane Negreiros Andrade, que tem três pets. “Eu sempre gostei de cachorro. E tem muito bichinho na rua sofrendo, sendo maltratado e precisando de um lar”, disse.

A autônoma Paula Santos Saboya de Albuquerque, 27 anos, moradora do Putim, região sudeste, levou seus pets para vacinação. Ela adotou sua cachorra Cacau no CCZ há dez anos atrás e todos os anos a leva para tomar a vacina. “Aqui adotamos a Cacau. Ela é minha melhor amiga. Uma amizade tão verdadeira e o amor mais puro que existe. Tem muito animal que precisa de carinho e pessoas também”, disse.

Adoção
Na feira de adoção estavam disponíveis para tutela 73 animais, sendo 59 cães e 14 gatos, todos castrados e microchipados. Dois deles receberam propostas de adoção. 

Uma das propostas foi do metalúrgico aposentado Odair Benedito, 58 anos, que já queria levar seu novo amigo, o vira-latas Del Rey, um macho de seis anos, para sua casa no Jardim Santa Júlia.

“Eu tenho vindo aqui já há alguns dias procurar um cachorro. Eu gostei do Del Rey”, disse. Após 15 anos sem pets em casa, Odair resolveu adotar um novo amigo. “Eu e minha esposa decidimos adotar um cão para nos fazer companhia e proteger a casa. Tem também nosso netinho, Pedro Henrique, que vai gostar”, completou.

Para fazer a adoção, é preciso ter 18 anos ou mais, morar em São José dos Campos e apresentar um documento original com foto e CPF para a formalização do processo. Nos casos em que o procedimento é finalizado, a equipe responsável agenda uma visita na casa do interessado na semana seguinte para avaliar a adaptação do animal.

A feira de adoção seguiu todos os protocolos do Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus e os participantes utilizaram máscaras durante todo o evento.

Serviço
O programa de vacinação antirrábica é permanente e os tutores podem levar seus pets para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O CCZ recomenda que os pets sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. Também é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do cão ou gato. O CCZ fica na rua George Williams, 581, no Parque Industrial, na região sul.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×